Verbetes por Ordem Alfabética

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | X | Z | W | Y

Missão

[do latim missione] – 1. Estabelecimento, instituição de missionários. 2. Ofício, ministério. 3. Incumbência; compromisso; obrigação; encargo; dever a cumprir.

Missionário

[do francês missionaire] – 1. Propagandista, defensor de uma idéia. 2. Aquele que missiona, que prega a fé, evangeliza.

Mistério

[do grego mystérion] - 1. Conceito antigo: conjunto de doutrinas e cerimônias religiosas que só eram conhecidas e praticadas pelos iniciados; culto secreto. 2. Objeto de fé ou dogma religioso que é impenetrável à razão humana. 3. Tudo aquilo que a inteligência humana é incapaz de explicar ou compreender.

Mística

[do latim mysticu] – 1. Vida religiosa e contemplativa 2. Atitude baseada em crença ardorosa, sem racionalidade.

Misticismo

[do grego mystikós, pelo latim mysticu + -ismo] - 1. Crença ou doutrina dos místicos. 2. Disposição para crer no sobrenatural, no que não tem embasamento na realidade. 3. Crença religiosa ou filosófica que admite comunicação oculta entre o homem e a divindade. 4. A Doutrina Espírita não tem familiaridade alguma com o misticismo e nem abona sua prática.

Místico

[do grego mystikós, pelo latim mysticu] - 1. Misterioso e espiritualmente alegórico ou figurado. 2. Relativo à vida espiritual contemplativa. 3. Devoto, religioso, contemplativo, piedoso.

Mistificação

[do francês mystifier] - 1. Ato ou efeito de mistificar. 2. Logro; burla; engano. 3. Espíritos mistificadores mostram-se normalmente de forma enganadora, podendo usar identidade usurpada e discorrer até sobre o que não sabem, aproveitando-se da boa fé ou da ignorância dos que os recebem.

Mistificar

[do francês mystifier] - Abusar da credulidade de; enganar, iludir, burlar, lograr, embaraçar.

Mito

[do grego mythos, pelo latim mythu] - 1. Fato ou personagem real representado de forma exagerada pela imaginação popular e pela tradição. 2. Idéia que não tem correspondência com a realidade; coisa fantasiosa, irreal, utópica. 3. Idéia ou doutrina exposta de forma imaginativa simbolizando e sugerindo a verdade que se quer transmitir.

Mitologia

[do grego mythología] - 1. Estudo do conteúdo, origem, influência e trajetória dos mitos. 2. História fabulosa das divindades pagãs. Compreende-se igualmente sob este nome a história de todos os seres extra-humanos que, sob diversas denominações, sucederam aos deuses pagãos da Idade Média; é assim que temos a mitologia escandinava, teutônica, céltica, escocesa, irlandesa, etc..

Mnemônico

[do grego mnemonikós] - 1. Referente à memória; mnêmico. 2. Fácil de reter na memória. 3. Que auxilia a memória.

Modelo organizador biológico (MOB)

Definição dada pelo cientista espírita Hernani Guimarães Andrade para o perispírito, porque o mesmo serve de molde, esboço e forma para o corpo físico.

Moldagem

[do espanhol molde + do latim -agem] – 1. Processo de fazer molde. 2. O resultado do molde. 3. Os objetos materializados através de molde ectoplásmico, nas sessões de ectoplasmia ou de materialização.

Molde

[do espanhol molde] – Modelo ou matriz pela qual se talha ou se forma uma reprodução.

Mônada

[do latim monada] - 1. Organismo simples, que se pode tomar por unidade orgânica. 2. Elemento simples e indivisível, que se constitui forma viva primária.

Monismo

[do grego mónos + -ismo]- Doutrina filosófica segundo a qual o conjunto das coisas pode ser reduzido à unidade, quer do ponto de vista da sua substância, quer do ponto de vista das leis pelas quais o universo se ordena.

Monoideísmo

[do grego móno(s) + -idéa + -ismo] - Estado em que o psiquismo se acha dominado por uma idéia central; fixação em uma única idéia. Ver: Obsessão.

Monoteísmo

[do grego mónos + theós + -ísmo] - Sistema ou doutrina daqueles que admitem a existência de um único Deus.

Moral

& [do latim morale] - 1. Conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada. 2. Sistema de idéias que tem por finalidade orientar o uso da liberdade pessoal mediante a distinção entre o bem e mal, de modo que a conduta não acarrete sofrimentos.

Mordaz

[do latim mordace] - Satírico; maledicente.

Morfologia

[do grego morphé + log(o) + -ia] - 1. Estudo dos aspectos da palavra. 2. Estudo das formas materiais. 3. Aspecto externo, formal, que a matéria pode tomar.

Morte

[do latim morte] – 1. Fim da existência; termo da vida. 2. Aniquilamento das forças vitais do corpo pelo esgotamento dos órgãos. Com o corpo privado do princípio da vida orgânica, a alma se desprende dele e reingressa no mundo dos Espíritos. Etimologicamente, morte significa "cessação completa da vida do homem, do animal, do vegetal". Genericamente, no entanto, a morte é transformação. Do ponto de vista espiritual, morrer nem sempre é desencarnar, isto é, liberar-se da matéria e das suas implicações. A desencarnação é fenômeno de abandono do corpo somático por parte do Espírito que, por sua vez, se desencanta dos condicionamentos e atavismos materiais, facultando a si mesmo plenitude de ação e de consciência. Assim, a morte é fenômeno biológico, término natural da etapa física, que dá início a novo estado de transformação molecular; a desencarnação, de outra parte, ocorre depois do processo da morte orgânica, diferindo em tempo e circunstância, de indivíduo para indivíduo, podendo ser rápida, logo após a morte, ou se alongar em estado de perturbação, conforme as disposições psíquicas e emocionais do ser espiritual. Enfim, a morte é apenas a destruição do envoltório corporal, que a alma abandona, como faz a borboleta com a crisálida, conservando porém seu corpo fluídico ou perispírito. Ver: Desencarnação.

Movimento Espírita

O Movimento Espírita é o conjunto das atividades que têm por objetivo colocar a Doutrina Espírita ao alcance e a serviço de toda a Humanidade, através do seu estudo, da sua prática e da sua divulgação.

Mundo corporal

Conjunto de seres inteligentes que têm um corpo material.

Mundo dos Espíritos

O mesmo que mundo espiritual ou mundo espírita.

Mundo espírita

Conjunto de seres inteligentes despidos de seu invólucro corpóreo. O mundo espiritual é o mundo normal, primitivo, preexistente e sobrevivente a tudo. O estado corporal é, para os Espíritos, transitório e passageiro. Ver: Mundo espiritual ou Mundo dos Espíritos.

Página 3 de 4
Primeira Anterior 1 2 3 4 Próxima Última