Verbetes por Ordem Alfabética

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | X | Z | W | Y

Materialização

[do latim material(e) + iz + ação] – 1. Ato ou efeito de materializar. 2. Propriedade do perispírito de se tornar visível e tangível. Ver: Ectoplasmia e Estereológica.

Materializar

[do latim material (e) + -iz + ar] – 1. Tornar material. 2. Atribuir qualidades da matéria a alguma coisa ou a alguém. 3. Adensar, reconvertendo valores fluídicos, tangibilizar e tornar visível objeto antes invisível e intangível ou Espírito.

Matriz

[do latim matrice] - Que dá origem; molde, base, fonte.

Medianímico

[do latim mediu + anima + -ico] - Qualidade do poder dos médiuns; faculdade de intermediário através dos recursos de sua própria alma.

Medianimidade

[do latim mediu + anima + -idade]- Faculdade dos médiuns; sinônimo de mediunidade. Essas duas palavras, amiúde, são empregadas indiferentemente. Querendo fazer uma distinção, poder-se-ia dizer que mediunidade tem um sentido mais amplo; medianimidade, um sentido mais restrito. Ver: mediunidade.

Médium

[do latim medium] - 1. Pessoa acessível à influência dos Espíritos, e mais ou menos dotada da faculdade de receber e transmitir suas comunicações. Para os Espíritos, o médium é um intermediário, um instrumento segundo a natureza ou o grau da faculdade mediúnica. Esta faculdade depende de uma disposição orgânica especial, suscetível de desenvolvimento. 2. Há uma diversidade de médiuns: falantes (psicofonia), escreventes (psicografia), videntes, audientes, curadores, etc..

Mediunato

[do latim medium + actu]- Nome criado pelos Espíritos, para significar a missão providencial dos médiuns, a ação mediúnica que eles desenvolvem durante a reencarnação.

Mediunidade

[do latim medium + -idade] - Faculdade que a quase totalidade das pessoas possuem, umas mais outras menos, de sentirem a influência ou ensejarem a comunicação dos Espíritos, tanto que Allan Kardec afirma serem raros os que não possuem rudimentos de mediunidade. Em alguns, essa faculdade é ostensiva e necessita ser disciplinada, educada; em outros, permanece latente, podendo manifestar-se episódica e eventualmente. Ver: medianimidade.

Mediunismo

[do latim medium + -ismo] - Prática indevida da mediunidade, distante do conhecimento do seu mecanismo e das regras de segurança aconselhadas pelo Espiritismo.

Melindre

[do espanhol melindre] - 1. Delicadeza de trato, amabilidade. 2. Pudor. 3. Afetação. 4. Facilidade de ofender-se, suscetibilidade.

Memória extra-cerebral

1. Designação dada pelo pesquisador indiano Hamendras Nat Banerjee para as lembranças espontâneas de um passado pelo qual a criatura não registra vivência na presente vida. 2. A memória que extrapola as possibilidades do cérebro físico.

Mérito

[do latim meritu] – Merecimento; valor moral ou intelectual.

Meritório

[do latim meritoriu] – Louvável; que merece prêmio.

Messias

[do hebraico mashiah, pelo latim messias] - 1. Pessoa apontada como escolhida e enviada por Deus para revelar um caminho de redenção às demais criaturas. 2. Líder carismático, pessoa esperada ansiosamente. 3. Jesus é o Messias, considerado o ungido de Deus e modelo e guia da humanidade pelos Espíritos superiores.

Mestre

[do latim magister, pelo espanhol maestre e pelo francês arcaico meestre] - 1. Pessoa que ensina; professor, perito versado em uma ciência ou arte. 2. Homem de saber; aquele que se mostra superior em alguma coisa. 3. O único título que Jesus aceitou ostentar em sua jornada de ensino.

Metabolismo

[do grego metabolé + -ismo] – 1. Conjunto de transformações químicas. 2. Conjunto de mecanismos químicos necessários às estruturas celulares do organismo corporal e também à produção da energia indispensável às reações bioquímicas e demais manifestações da vida.

Metabolizar

[do grego metabol (é) + iz + -ar] – Realizar o metabolismo de.

Metafísica

[do grego metà tà physikà] – 1. Segundo o conceito aristotélico, é o estudo do ser enquanto ser, especulando os primeiros princípios e as causas primeiras. 2. Transcendência.

Metafísico

[do grego metà tà physikà] – Relativo ou pertencente à metafísica; transcendente.

Metempsicose

[do grego metempsychosis, pelo latim metempsychose] - 1. Transmigração da alma de um corpo para outro. 2. Doutrina filosófica de origem indiana, transportada para o Egito, de onde mais tarde Pitágoras a importou para a Grécia. Ensinava ser possível uma mesma alma, depois de um período mais ou menos longo no mundo dos mortos, voltar a animar outros corpos de homens ou de animais, até que transcorra o tempo de sua purificação e possa retornar à fonte da vida. Como se constata, há uma diferença capital entre a metempsicose e a doutrina da reencarnação: em primeiro lugar, a metempsicose admite a transmigração da alma para o corpo de animais, o que seria uma degradação; em segundo lugar, esta transmigração não se operaria senão na Terra. Os Espíritos lecionam o contrário, que a reencarnação é um mecanismo de progresso constante, sem retrocesso, que o homem é um ser cuja alma nada tem de comum com a dos animais, que as diferentes existências podem realizar-se, quer na Terra, quer, por uma lei progressiva, em mundos de ordem superior, até que se torne Espírito purificado.

Método

[do grego méthodos] - 1. A forma de atingir um objetivo, caminho para alcançar um fim. 2. Programa que regula previamente determinadas operações, para atingir ao fim especificado. 3. Processo ou técnica de ensino. 4. Modo de proceder, meio ou maneira de agir.

Método experimental

Processo pelo qual se experimenta algo, coloca-se à prova através da observação, repetição e comparação dos fatos, chegando assim a conclusões. Foi o adotado por Allan Kardec para com os fatos e os fenômenos espíritas.

Método indutivo

Processo racional, através do qual se estabelece lei geral mediante a observação de casos particulares. Método também usado pelo Codificador da Doutrina Espírita, em que, pela observação dos efeitos, remontou-se às causas.

Microcosmo

[do grego mikrókosmos, pelo latim microcosmu] – Mundo pequeno; universo atômico ou subatômico; área reduzida.

Microfotografia

[do grego mikrós + photós + gráph (o) + ia] – 1. Processo de obtenção de fotografia reduzida em suas dimensões. 2. A fotografia obtida pelo referido processo.

Milagre

[do latim miraculu] - 1. Algo espantoso, admirável, que causa surpresa. 2. Prodígio, maravilha. 3. Acontecimento inexplicável pelas leis naturais, extraordinário.4. A ciência espírita, revelando as leis que regem os fenômenos antes inexplicáveis, dá explicação adequada ao que anteriormente se denominava milagre.

Página 2 de 4
Primeira Anterior 1 2 3 4 Próxima Última