21 de Abril Também Lembra o Braço forte!

Mensagem

Uma falta de atenção muito comum durante o canto do Hino Nacional Brasileiro é colocar a expressão que usamos no título da presente abordagem no plural. Muita gente ainda canta no referido trecho: “(...) conseguimos conquistar com braço forte (...)” – que é o correto, diga-se: no singular –, usando o plural e cantando com braços fortes, que

Por: Orson Carrara - Texto enviado pelo autor

não está correto. O correto é no singular mesmo: com braço forte! Parece um detalhe insignificante, mas é preciso prestar atenção e respeitar o texto original. Até para educação de nossas crianças e formação da mentalidade cívica nacional, estimulada com a beleza da letra e da própria música, em si. Como se sabe a letra do hino foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada (1870 – 1927) e a música é de Francisco Manuel da Silva (1795 – 1865). Mas a desatenção é mesmo um problema humano generalizado, onde todos estamos incluíd... Continue lendo...

As + novas Mensagens

  • Aos Companheiros da Terra por: Américo Falcão: Pouca gente vence a prova Do amor que de amor se aparta: Depois do morto na cova, Olho enxuto e mesa farta. Raciocínio calmo e fundo, Cultiva na direção, Muito crime neste mundo Tem nome de coração. Atende aos próprios misteres, Evita a …
  • Descrentes Queridos por: Emmanuel: Comumente, somos defrontados pelos companheiros marcados por incompreensões do grupo doméstico, em matéria religiosa. Aceitam os princípios do Cristianismo Redivivo, que os entes amados não admitem ainda. Regozijam-se na certeza da sobreviv…
  • Herói Maior por: Momento Espírita: Ocorreu há algum tempo. Personalidade nacional famosa sofreu um acidente com seu filho de apenas seis anos de idade. Durante mais de dez horas ficaram aguardando socorro, em um quase pântano. O pai, bastante ferido, tranquilizou o filho dizen…
  • Junto de Nós por: Emmanuel: Com referência aos deveres do coração, nos caminhos da existência, não é preciso indagues quanto aos desígnios do Senhor, em relação a ti mesmo. Observa em derredor e perceberás. Aqueles que se localizam, perto de nós, simbolizam páginas viva…
  • Imediata Necessidade por: Orson Carrara: As dificuldades, de todas as ordens, enfrentadas atualmente pela humanidade tem sua origem basicamente num único detalhe: o desconhecimento ou a ausência da noção dos objetivos de viver. Detalhe presente na esmagadora maioria dos habitantes do …
  • Obsessão e Dívida por: Irmão X: Quando surgiam casos de obsessão no grupo, recorria-se, imediatamente, a Sinfrônio Lacerda. Era ele, sem dúvida, o companheiro ideal para a situação. Dotado de altas qualidades magnéticas, sabia orientar como ninguém. Tratava-se, efetivame…
  • Sinal de Amor por: Emmanuel: "E saíram os fariseus e começaram a disputar com ele, pedindo-lhe, para o tentarem, um sinal do Céu." - (João, 8:11.) No Espiritismo cristão, de quando em quando aparecem aprendizes do Evangelho, sumamente interessados em atender a c…
  • O Espiritismo Pergunta por: Militão Pacheco: Meu irmão, não te permitas impressionar apenas com as alterações que convulsionam hoje todas as frentes de trabalho e descobrimentos na Terra. Olha para dentro de ti mesmo e mentaliza o futuro . O teu corpo físico define a atualidade do teu c…
  • Resposta de Companheiro por: Irmão X: Meu amigo, pede você um roteiro de nosso plano, que lhe sirva às incursões no campo mediúnico. “A região é quase inexplorada, as surpresas imensas” – diz você desalentado. Como os velhos portugueses do litoral do Brasil, que perdiam longo tem…
  • Construir e Espalhar por: Orson Carrara: O leitor já pensou num roteiro a seguir para construir a própria felicidade e igualmente espalhar felicidade ao seu redor? Pois o personagem Jorge, do fabuloso livro O Dono do Amanhã, editado pelo IDE-Araras e de autoria da sempre inspirada me…
  • Tesouro Nem sempre Valorizado por: Orson Carrara: A maior felicidade que podemos desfrutar no cotidiano diário é a convivência com pessoas afins, com pessoas amigas de verdade. A juventude passa num instante, o dinheiro troca de mão e a saúde é sujeita às fragilidades próprias de nosso tempo. …
  • Parnaso de Além-túmulo por: João de Deus: Além do túmulo o Espírito inda canta Seus ideais de paz, de amor e luz, No ditoso país onde Jesus Impera com bondade sacrossanta. Nessas mansões, a lira se levanta Glorificando o Amor que em Deus transluz, Para o Bem exalçar, que nos conduz …
  • Acesse todas as Mensagens

Frases para refletir

  • Amizade, palavra que designa vários sentimentos, que não pode ser trocada por meras coisas materiais. Deve ser guardada e conservada no coração.
  • A mulher mais solitária do mundo é aquela sem nenhuma amiga. (George Santayana)
  • Assim como a semente traça a forma e destino da arvore, os teus próprios desejos é que te configuram a vida.
  • Se nada de estranho te surpreendeu durante o dia, é porque não houve dia. (John Archibald)
  • Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem. (Mário Quintana)
  • Forçar-se a fazer o que não quer, é se matar aos poucos.
  • O sábio se envergonha dos seus defeitos, mas não se envergonha de corrigi-los.
  • Faça mais do que existir - VIVA. Faça mais do que tocar - SINTA. Faça mais do que olhar - OBSERVE. Faça mais do que ler - ABSORVA. Faça mais do que escutar - OUÇA. Faça mais do que ouvir - COMPREENDA. John H. Rhoades
  • Uma das mais belas lições que tenho aprendido com o sofrimento: Não julgar, definitivamente não julgar a quem quer que seja. (Chico Xavier)
  • Se você é um filósofo que não consegue enxergar o que existe de vivo além dos livros e dos pós das bibliotecas, viva mais a filosofia, talvez um dia quem sabe, ao invés das citações dos mortos, você seja capaz de citar também o que esta dentro de você. (Beatriz Camelo)

    Acesse todas as frases