A+ | A- | Imprimir | Ouça a MSG | Ant | Post

Nas primeiras páginas deste livro, eu disse que "desistir" é uma palavra que não existe no Código Divino. Isso porque esse procedimento é puramente humano, jamais Divino. Pensar que o Criador possa "desistir" de algo é julgar imperfeitos Seus atributos.
Todas as iniciativas de Deus são ternas, perenes, definitivas, sem nenhuma possibilidade de erro. Portanto, por que ELE desistiria de algo?
Estudando a história da humanidade, pude constatar que os maiores feitos aconteceram porque os seus protagonistas não desistiram. Sabemos que os grandes inventos surgiram depois de muitos fracassos. Os gênios da ciência, da música ou de qualquer outra área, somente obtiveram êxitos, pois perseguiram seus ideais obstinadamente, sem vacilar e não colocaram em dúvida se deviam ou não desistir dos seus projetos.

Quando assitimos a glória de alguém ao receber palmas e trous por sua vitória, jamais imaginamos o quanto de dor e lágrimas tenham acompanhado aquela pessoa. Tantas noites sem sono, quantos dias dedicados ao ideal e não raro muita solidão.
Por isso é preciso valorizar a vida, aproveitar cada dia como se fosse o último. Eu penso que a morte não é a maior perda da vida. A maior perda é o que morre dentro da gente enquanto vivemos.
Quantos estão vivos no mundo, no entanto seu mundo íntimo já morreu há muito tempo. Talvez eles tenham “morrido” quando perderam um emprego, por causa de uma desilusão amorosa ou quando alguém muito amado partiu para o outro lado da vida. Cada um explica seus motivos, no entanto nada justifica seus reações que culminaram por desistir da vida. Não percebemos que, muitas vezes, diante das ruínas da vida na Terra é que os nossos olhos enxergarão as belezas do céu.

Há muitas formas de prosseguir vivendo sem viver verdadeiramente. Geralmente, usamos um termo que caracteriza algo que tem vida, mas não "vive" como ser humano. Quando alguém está apenas mantido em vida, e se encontra totalmente entregue a aparelhos em uma UTI, dizemos que a pessoa está "vegetando", não é mesmo? São casos desesperadores, pois muitas vezes não há o que fazer.
No entanto, há aqueles que "vegetam" por aí, sem motivação, desiludido, entediado por tudo que o envolve. Deixaram de sonhar, perderam a vontade de viver. Como disse acima, "morreram" para a vida.
Muitos culpam a sua cruz, por ela ser mais pesada do que sua forças possam suportar. Dizem que se entregaram à depressão por ser impossível prosseguir carregando aquela pesada cruz em seus frágeis ombros. Há casos quase desesperados, é verdade, mas é o seu caso? Há fortes razões para desistir? Sua cruz está insuportável?
Conta antiga lenda que um jovem convertido ao Evangelho, recebeu sua cruz para seguir, juntamente com outros peregrinos, pela estrada de Jerusalém Celeste. Torturava-o, porém, o peso da cruz que lhe fora confiado. E fatigava-o tanto a carga que ele se via forçado a descançar de vez em quando. Má sorte a minha, lamentava o moço, pois deram-me a mais pesada das cruzes. Movido por um sentimento egoístico, lembrou-se, numa das moradas, de trocar sua cruz por outra mais leve, dentre as que conduziam seus companheiros de jornada. Aproveitando a escuridão da noite, pé ante pé, sem ser pressentido, buscou o lugar onde se achavam depositadas as cruzes e, sopesando-as uma a uma, escolheu a que lhe parecia a mais leve e tomou-a para si. No outro dia, ao raiar do sol, reniciada a viagem, notou que a cruz que ele escolhera, por ser a mais leve de todas, era, justamente a sua.

Não podemos desistir. Essa reação, embora muitos a ela se entreguem, causa uma sensação de covardia, omissão de nossa parte. E os desafios não surgem diante de nós para nos impedir de caminhar. Ao contrário, ao surgirem, muitas vezes encontramos outras estradas, jamais imaginadas caso não tivéssemos sido impelidos a ela. E não nos parece "normal" desistirmos da luta e dizer: "Acabou, fui derrotado".
...Certa vez, um repórter disse ao grande astro do basquete norte-americano, Michael Jordan: você é um vencedor. Então, Jordan respondeu "já perdi muitas vezes na vida, e é por isso que eu venço". Se tivesse desistido no meio do caminho diante de qualquer derrota, não teria alcançado o êxito.
Tenha paciência com tudo, mas principalmente com você mesmo. Não se decepcione com seus defeitos e observe as coisas boas que você já conseguiu. Em seus dias passados já houve vitórias e também aconteceram fracassos e nem por isso você se entregou.
Certa vez Pablo Picasso escreveu:
"Estou sempre fazendo coisas que não consigo e é assim que faço as coisas"
Você está viajando pela vida. Não desista, jamais. Não desça do "trem da vida" antes que ele chegue à sua estação. E é lá que você deverá descer, pois lá está o aviso de Deus dizendo que sua "viagem" chegou ao final de uma etapa.


Transcrição parcial da mensagem "Desistir? Nunca!" do livro "PARA NÃO PERDER A VONTADE DE VIVER".


Por: Jamiro dos Santos Filho, Caso tenha ou possua, envie-nos a referência desse texto.


Leia Também:

Vida a Dois (Casal Perfeito): por Jamiro dos Santos Filho
Esperança: por Jamiro dos Santos Filho
Desistir? Nunca!: por Jamiro dos Santos Filho

Avalie Esssa MSG

9 Voto(s) 1 Voto(s)

Comentários