Verbetes por Ordem Alfabética

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Ideal

[do latim ideale] - 1. Que existe apenas na idéia. 2. Síntese da aspiração de perfeição concebida pelo homem; aquilo a que se quer chegar. 3. Para o Espiritismo, representa a meta de perfeição relativa que o Espírito pode chegar, depurando-se das suas imperfeições através da conquista da sabedoria e da sublimação dos sentimentos.

Idealismo

[do latim ideale + -ismo] - Nome genérico dos diversos sistemas filosóficos que reduzem todos os fenômenos e todas as coisas a simples representação das idéias.

Idéia fixa

O mesmo que Monoideísmo e Obsessão.

Identidade

[do latim escolástico identitate] - Conjunto de elementos próprios e exclusivos que permite saber quem é ou reconhecer uma pessoa.

Ideoplastia

[do grego idéa + plásso ou plátto + -ia] - 1. Modelagem da matéria pelo pensamento. 2. A materialização do pensamento, criando formas que pode ter grande durabilidade.

Idiossincrasia

[do grego idiosygkrasía] - Característica que individualiza o ser, a sua maneira peculiar de ver, de sentir e de reagir. O estilo de uma pessoa é o somatório de suas idiossincrasias.

Ignorância

[do latim ignorantia] - 1. Estado da mente em que não se formula qualquer juízo acerca de um objeto. 2. Falta de instrução ou de saber. 3. Carência de conhecimento devido.

Igualdade

[do latim aequalitate] – 1. Qualidade do que é igual; paridade. 2. Uniformidade; identidade; completa semelhança.

Ilimitado

[do latim illimitatu] - 1. Que não tem limites. 2. Indeterminado; indefinido; infinito; imenso.

Iluminado

& [do latim illuminare]- 1. Aquele que recebe ou tem luz. 2. Indivíduos que se pretendem inspirados, visionários . 3. Denominação inadequada para médiuns que recebem comunicações inteligentes e espontâneas de Espíritos, pois o exercício da mediunidade não é afirmação de desenvolvimento e superioridade espiritual.

Imagens-moldes

O mesmo que Formas-pensamento. Ver: Ideoplastia.

Imantado

Comunicar a algo a propriedade da magnetização, tornar atraente, no sentido de ligações energéticas.

Imaterial

[do latim immateriale] – 1. Que não é material. 2. Incorpóreo; impalpável; espiritual. 3. Imenso; infinito.

Imensurável

[do latim immensurabile] – Não mensurável; que não se pode medir.

Imo

Aquilo que está no lugar mais fundo, o âmago, o íntimo.

Imparcial

[do latim in + partiale] – 1. Que não é parcial; que julga desapaixonadamente. 2. Justo; reto. 3. Eqüitativo; neutro.

Imperfeição

[do latim imperfectione] – 1. Qualidade do que é imperfeito; falta de perfeição. 2. Defeito; incorreção; vício.

Imponderável

[do latim in + ponderabile] – 1. Que não se pode pesar; que não tem peso. 2. Circunstâncias materiais ou morais imprevisíveis. 3. Que não se pode avaliar. 4. Muito sutil. 5. Fluidos cuja materialidade não pode ser revelada pelos instrumentos conhecidos.

Imprevidência

[do latim in + praevidentia] – 1. Falta de previdência. 2. Descuido; desleixo; imprecaução.

Imutável

[do latim immutabile] - Que não pode ser mudado; imudável, invariável.

Inatismo

[do latim innatu + -ismo] - Corrente filosófica que admite a existência de princípios e idéias inatas, independentes da experiência.

Incoerência

[do latim in + cohaerentia] – 1. Falta de coerência; qualidade de incoerente. 2. Discordância; inconseqüência.

Incombustibilidade

[do latim in + combustibile + -idade] - Que não é combustível; que não pode arder nem queimar-se.

Inconciliável

[do latim inconciliabile] - Que não se pode conciliar; incompatível; inconcordável; inadaptável.

Inconsciente

[do latim in + consciente] - 1. Conjunto dos processos e fatos psíquicos que atuam sobre a conduta do indivíduo, mas que escapam ao âmbito da consciência, para a qual não podem ser trazidos por esforço da vontade ou da memória. Podem aflorar, porém, nos sonhos, nos atos falhos, nos estados neuróticos ou psicóticos, ou seja, quando a consciência não está vigilante. 2. O inconsciente profundo seria a memória do Espírito, para alguns localizada no perispírito, onde repousam os registros das experiências das sucessivas encarnações.

Incorporação

[do latim incorporatione] - 1. Ato ou efeito de incorporar(-se). 2. O termo incorporação tem sido aplicado inadequadamente à mediunidade psicofônica, pois não há como dois espíritos ocuparem o mesmo corpo. No entanto, alguns teóricos espíritas afirmam que a incorporação se dá quando o Espírito, ainda que sob o controle do médium, tem a liberdade de movimentar por completo o corpo do mesmo, o que seria também chamado de psicopraxia. Ver: Psicofonia.

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