Verbetes por Ordem Alfabética

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | X | Z | W | Y

Erudito

[do latim eruditu] - O que sabe muito, tem instrução vasta e variada adquirida sobretudo pela leitura.

Escala

[do latim scala] - Registo indicativo da condição evolutiva dos indivíduos encarnados ou desencarnados. Ver: Escala espírita.

Escala espírita

A codificação espírita revela que os Espíritos não são iguais em saber, em moralidade e em virtudes, podendo ser classificados segundo o grau evolutivo alcançado. Assim, podem ser catalogados na seguinte escala: a) Espíritos puros - 1a classe; b) Espíritos bons: 2a classe - superiores, 3a classe - intelecto-morais, 4a classe - sábios, 5a classe - benfazejos; c) Espíritos imperfeitos - 6a classe - neutros, 7a classe - falsos-sábios, 8a classe - levianos, 9a classe - impuros, 10a classe - perturbadores.

Escândalo

[do grego skandalon, pelo latim escandalu] - 1. Aquilo que é causa ou que resulta de erro e que prejudica a quem quer que seja. 2. Desordem, tumulto, alvoroço, escarcéu, cena; acontecimento que abala a opinião pública.

Escravidão

[do latim medieval sclavu + -idão] – 1. Estado ou condição de escravo; servidão; cativeiro. 2. Falta de liberdade; sujeição; submissão; dependência.

Escravo

[do latim medieval sclavu] – 1. Que é propriedade ou está sujeito ao poder absoluto de um senhor 2. Dependente de outro; servo, criado.

Esforço

[do latim es + fortia] - Característica da atividade de um ser consciente quando procura vencer uma resistência externa ou interna.

Esotérico

[do grego esoterikós] - 1. Diz-se do ensinamento que, em escolas filosóficas da antigüidade grega, era reservado aos discípulos completamente instruídos. 2. Por extensão, todo o ensinamento ministrado a grupo fechado e restrito.

Esoterismo

[do grego esoterikós + -ismo] - 1. Doutrina ou atitude de espírito que preconiza que o ensinamento da verdade (científica, filosófica ou religiosa) reserva-se a número restrito de iniciados, escolhidos por sua inteligência ou valor moral. 2. Doutrina que estuda e pratica um conjunto de conhecimentos transcendentais, internos ou secretos, que não são reconhecidos pela ciência ou pela filosofia.

Espaço

[do latim spatiu] - 1. Extensão em que se move o Universo; meio indefinido tridimensional, ilimitado ou infinitamente grande, que contém todos os seres e coisas. 2. No meio espírita, ainda que inadequadamente, o vocábulo tem sido aplicado no sentido de mundo espiritual.

Especular

[do latim speculare] - 1. Referente a superfície refletora; próprio de espelho. 2. Transparente. 3. Escrita de trás para a frente, lida com o auxílio de espelho ou contra a luz.

Esperanto

[do latim sperare + -ant + -o] - Língua auxiliar internacional criada pelo médico polonês Lázaro Luiz Zamenhof e que foi divulgada a partir de 1887.O objetivo do Esperanto afina-se com a Doutrina dos Espíritos no que tange à solidariedade entre as pessoas, independente de sentimentos conflitantes de nacionalidade, já que não busca substituir os idiomas oficiais das nações.

Espírita

[do francês espirite] – Neologismo criado por Allan Kardec, em "O Livro dos Espíritos", para significar: a) o que tem relação com o Espiritismo; adepto do Espiritismo; b) aquele que pode ser reconhecido "pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas más inclinações". O codificador da Doutrina Espírita classifica: I - Espírita cristão: aquele que não se contenta em admirar a moral espírita, praticando-a e aceitando todas as conseqüências; II - Espírita exaltado: aquele que tudo aceita sem reflexão ou exame, sendo mais nocivo que útil à Doutrina; III - Espírita experimentador: aquele que se interessa apenas pelas manifestações, pelos fenômenos, desconhecendo o aspecto moral da Doutrina; IV - Espírita imperfeito: aquele que, compreendendo a parte filosófica, admira a moral daí decorrente, mas não a pratica; V - Espírita sem o saber: aquele que, sem nunca ter ouvido falar da Doutrina, possui inato sentimento dos seus princípios, o que refletem em seus escritos e em seus discursos. Ver: Espiritista.

Espiriteiro

[do francês espirit (e) + -eiro] - Neologismo criado pelo escritor Richard Simonetti, para designar a pessoa que freqüenta centro espírita desligada das finalidades do Espiritismo.

Espiritismo

[do francês Espiritisme] - 1. Neologismo também criado por Allan Kardec, por indicação dos Espíritos, para diferenciação com o termo "espiritualismo", mais genérico e que indica o oposto do materialismo. 2. Doutrina filosófica, científica e de conseqüências morais, fundadas sobre a crença na existência dos Espíritos, tratando da imortalidade da alma, da natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, das leis morais, da vida presente, da vida futura e do futuro da Humanidade, segundo o ensinamento dado pelos Espíritos Superiores com a ajuda de diversos médiuns.

Espiritista

[do francês espiritiste] - Aquele que adota a Doutrina dos Espíritos. O termo espírita, no entanto, por ser mais genérico, é o que se consagrou em língua portuguesa.

Espiritizar

[do francês espiriti (sme) + -z + -ar] - Ato ou efeito de tornar uma pessoa espírita, com a aplicação dos princípios doutrinários na sua existência.

Espírito

& [do latim spiritu] – 1. No sentido especial da Doutrina Espírita, os Espíritos são os seres inteligentes da criação, que povoam o Universo, fora do mundo material, e constituem o mundo invisível. Não são seres oriundos de uma criação especial, porém, as almas dos que viveram na Terra, ou em outros mundos habitados, e que deixaram o invólucro corporal. 2. Princípio inteligente do Universo. 3. Razão; juízo; inteligência.

Espírito batedor

São os Espíritos que revelam sua presença por meio de pancadas e de ruídos de diversas naturezas.

Espírito de Verdade

Denominação adotada pelo Espírito superior referenciado por Jesus (João, 14:15 a 17 e 26) e que coordenou a falange encarregada da revelação da Doutrina dos Espíritos sistematizada por Allan Kardec.

Espírito elementar

1. No Ocultismo e na Teosofia, elementares são os Espíritos dos quatro elementos da Natureza. 2. Para o Espiritismo, é o Espírito considerado em si mesmo e feito abstração de seu perispírito ou invólucro semimaterial.

Espiritólico

[espírit(a) + (ca)tólico] – Neologismo criado no movimento espírita brasileiro, designando o freqüentador de centro espírita que ainda se mostra vinculado a dogmas e exteriorizações do Catolicismo.

Espiritual

[do latim spirituale] - Relativo ao Espírito ou ao mundo espiritual.

Espiritualismo

[do latim spirituale + -ismo] - 1. Diz-se no sentido oposto ao do materialismo. 2. Doutrina que defende a essência espiritual e a imortalidade da alma, bem como a existência de Deus. 3. Por seus fundamentos, o espiritualismo constitui a base de todas as religiões.

Espiritualista

[do latim spirituale + -ista] - O que tem relação com o espiritualismo; partidário do espiritualismo. Quem creia que o homem e o mundo não são só matéria, é espiritualista, o que não implica em crença nas manifestações dos Espíritos. Todo espírita é necessariamente espiritualista; mas é possível ser espiritualista sem ser espírita.

Espirituoso

[do latim spiritu + -oso] - Que tem espírito; alegre, divertido, gracioso, vivaz.

Página 3 de 5
Primeira Anterior 1 2 3 4 5 Próxima Última