Lançamento de A gênese: 6 de janeiro de 1868

Em 6 de janeiro de 1868 foi publicada a primeira edição de A gênese – os milagres e as predições segundo o Espiritismo, por Allan Kardec, na França. A obra é a quinta da Codificação da Doutrina Espírita e várias de suas passagens foram previamente publicadas nas edições da Revista Espírita, periódico organizado por Kardec a partir de 1858 e base fundamental de experimentação para as demais obras de seu pentateuco.

A obra está separada em três partes, sendo: A gênese, Os milagres e as predições. A primeira parte analisa a origem da Terra e as gêneses orgânica, espiritual e mosaica, de forma lógica e racional, deixando de lado as interpretações misteriosas e as fantasias pueris sobre a criação do mundo.

A segunda parte aborda a questão dos “milagres” de Jesus, explicando a natureza dos fluidos e os fatos extraordinários contidos no Evangelho. A terceira parte enfoca as predições do Evangelho, os sinais dos tempos e a geração nova, concitando os homens à prática da justiça, da paz e da fraternidade, abrindo assim uma nova era para a regeneração da humanidade.

“Sem embargo da parte que toca à atividade humana na elaboração desta Doutrina, a iniciativa da obra pertence aos Espíritos, porém não a constitui a opinião pessoal de nenhum deles. Ela é, e não pode deixar de ser, a resultante do ensino coletivo e concorde por eles dado. Somente sob tal condição se lhe pode chamar Doutrina dos Espíritos. Doutra forma, não seria mais do que a doutrina de um Espírito e então teria o valor de uma opinião pessoal.”
— Allan Kardec [1]

A gênese e O céu e o inferno: alterações feitas por Kardec
Confira a íntegra da entrevista realizada com os pesquisadores Adair Ribeiro Jr., Carlos Seth Bastos e Luciana Farias pela revista Reformador (Ano 140, nº 2.317, abril de 2022), sobre alterações feitas por Kardec nas obras A gênese e O céu e o inferno: clique aqui.

Faça o download da obra completa no link: A gênese.
O livro pode ainda ser adquirido no site febeditora.com.br

Referência
KARDEC, Allan. A gênese. Tradução de Guillon Ribeiro. 53. ed. 8. imp. Brasília: FEB, 2019.


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

6/1/2025

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

JUNHO

Dia 01 de 1885
Nasce Hildebrando César de Souza Araújo, em Imbituva, Paraná. Desencarna a 15 de setembro de 1948.
Dia 01 de 1961
Fundada a Creche Josefina Rocha, Departamento da Federação Espírita do Paraná. Atual denominação Centro de Educação Infantil Josefina Rocha.
Dia 02 de 1926
Nasce em Pedreiras, MA, o trabalhador espírita Antenor de Lima Costa. Desencarna em Guarulhos, SP, em 1989.
Dia 02 de 1978
Em Lisboa, Portugal, desencarna José Francisco Cabrita, da Federação Espírita Portuguesa. Nasce na Vila de Lagos, Algarve, Portugal, em 16 de setembro de 1892.
Dia 02 de 1990
Primeira palestra de Divaldo Pereira Franco, na República Checa, em Praga.
Dia 02 de 1997
Divaldo Pereira Franco recebe o título de cidadão honorário de São Bernardo do Campo, São Paulo.
Dia 03 de 1925
Em Juvisy, França, desencarna o médium, astrônomo, escritor e pesquisador espírita Camille Flammarion. Nasce em Montigny-le-Roy, Alto Marne, França, em 26 de fevereiro de 1842.
Dia 03 de 1987
Primeira entrevista de Divaldo Pereira Franco à cadeia de rádio Voz da América, em Washington, EUA.
Dia 03 de 1993
Primeira palestra de Divaldo Pereira Franco na ONU, Departamento de Viena, Áustria.
Dia 03 de 1993
Primeira palestra de... Saiba mais...