Além da Tela: A lista de Schindler

Oskar Schindler é um empresário alemão com diversos contatos no alto escalão nazista. O ano é 1939. Durante a Segunda Guerra, Schindler enriqueceu contratando judeus perseguidos para trabalharem em suas fábricas por um baixo custo. Quando o cerco nazista aos judeus se fecha, a ordem foi enviar todos para os campos de concentração. Oskar e seu contador Itzhak Stern traçam um plano arriscado: montar uma lista com a maior quantidade possível de pessoas para salvá-las.

A história de Schindler durante o período da Segunda Guerra Mundial nos traz reflexões sobre desafios, livre-arbítrio e expiação. Se por um lado tirou proveito da servidão imposta aos judeus por alguns anos, enriquecendo e aumentando seu círculo de influência na sociedade nazista alemã, por outro, percebendo este poder, pode auxiliar na sobrevivência de mais de mil pessoas. Na obra A gênese, Kardec nos apresenta no trecho sobre o bem e o mal que a dicotomia está presente em nossas ações, e que pelo livre-arbítrio somos capazes de sobressair e nos transformar.

[…] Deus, cheio de bondade, pôs o remédio ao lado do mal, isto é, faz que do próprio mal saia o bem. […] Quando toma melhor caminho, é por sua vontade e porque reconheceu os inconvenientes do outro. A necessidade, pois, o constrange a melhorar-se moralmente, para ser mais feliz, do mesmo modo que o constrangeu a melhorar as condições materiais da sua existência.
A gênese[2]

No trecho anterior, Kardec ressalta que os males mais numerosos são os que o homem cria pelos seus vícios, efeito de seu orgulho, egoísmo, ambição, ou seja, de seus excessos. “Aí a causa das guerras e das calamidades que estas acarretam, das dissensões, das injustiças, da opressão do fraco pelo forte, da maior parte, afinal, das enfermidades”. Reflitamos, buscando caminhos de paz e equilíbrio no auxílio ao próximo. Um bom filme a todos.

Serviço
A lista de Schindler (1994)
Elenco: Liam Neeson e Ben Kingsley
14 | Biografia | Drama | 195 min.
Disponível para alugar na Google Play Filmes e Prime Video


NB [1]: KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 4. ed. Brasília: FEB, 2021.
NB [2]: KARDEC, Allan. A gênese. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. Brasília: FEB, 2013. Capítulo 3, item 6 e 7.


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

16/5/2022

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

JUNHO

Dia 01 de 1885
Nasce Hildebrando César de Souza Araújo, em Imbituva, Paraná. Desencarna a 15 de setembro de 1948.
Dia 01 de 1961
Fundada a Creche Josefina Rocha, Departamento da Federação Espírita do Paraná. Atual denominação Centro de Educação Infantil Josefina Rocha.
Dia 02 de 1926
Nasce em Pedreiras, MA, o trabalhador espírita Antenor de Lima Costa. Desencarna em Guarulhos, SP, em 1989.
Dia 02 de 1978
Em Lisboa, Portugal, desencarna José Francisco Cabrita, da Federação Espírita Portuguesa. Nasce na Vila de Lagos, Algarve, Portugal, em 16 de setembro de 1892.
Dia 02 de 1990
Primeira palestra de Divaldo Pereira Franco, na República Checa, em Praga.
Dia 02 de 1997
Divaldo Pereira Franco recebe o título de cidadão honorário de São Bernardo do Campo, São Paulo.
Dia 03 de 1925
Em Juvisy, França, desencarna o médium, astrônomo, escritor e pesquisador espírita Camille Flammarion. Nasce em Montigny-le-Roy, Alto Marne, França, em 26 de fevereiro de 1842.
Dia 03 de 1987
Primeira entrevista de Divaldo Pereira Franco à cadeia de rádio Voz da América, em Washington, EUA.
Dia 03 de 1993
Primeira palestra de Divaldo Pereira Franco na ONU, Departamento de Viena, Áustria.
Dia 03 de 1993
Primeira palestra de... Saiba mais...