Novas ações da juventude da FEB

Em 2014, iniciou-se a implantação das “Diretrizes para ações da Juventude Espírita do Brasil” aprovados pelo CFN. Dentro do DIJ da FEB, foi fortalecida a Coordenação da Juventude.

Neste ano, com a entrada das oficinas na grade na horária da juventude, ampliou-se o horário de realização das atividades, que passaram a acontecer das 18h às 20h30. Com a mudança de horário, procurou-se equilibrar a questão de tempo, do momento de estudo e uma atividade prática com a participação dos jovens. No 1ª semestre de 2014 foram oferecidas as seguintes oficinas: Música, Violão, Clube do Livro, Oratória, Áudio Visual, Trabalhos Manuais e Jogos Digitais.

Em 2014 o tempo das atividades está distribuído da seguinte forma:
Horário Atividade
18h às 18h30 Canto do Jovem (atividades de acolhimento, música e integração)
18h35 às 19h45 Momento de Estudo
19h50 às 20h30 Oficinas
Em avaliação realizada com os jovens no dia 07/06, os jovens consideraram as oficinas como sendo uma experiência positiva, e sugeriram ajustes a serem feitos com relação a distribuição do tempo de atividades, tipos de oficinas e com relação ao produto final de cada oficina. Em relação às questões levantadas na avaliação dos jovens, foi realizada uma reunião no dia 14/06 com o grupo de evangelizadores e coordenadores das oficinas, a fim de que cada grupo de coordenadores das oficinas façam os ajustes necessários para o 2º semestre.

No 2º semestre de 2014 serão oferecidas as seguintes oficinas: Clube do livro.
Artes Manuais, Violão, Música, Produção de jogos digitais, Oratória, Produção de conteúdo para mídias.

Além do projeto das oficinas, vem se propondo o fortalecimento e a valorização da equipe responsável pelo Canto do Jovem a atividade do canto do jovem é realizada todo sábado no horário das 18h às 18h30 na sala Boa Nova no prédio frontal, o objetivo desta atividade é a integração, acolhimento, momento musical e a sensibilização dos jovens para as atividades desenvolvidas pelo setor juventude.

O grupo que coordena as atividades do Canto do Jovem tem participado de todas as atividades de planejamento e organização dos eventos, além da criação de artes e layouts para a divulgação dos eventos realizados.

A proposta de fortalecimento da equipe que coordena o canto do jovem tem como objetivo buscar o protagonismo juvenil nas atividades desenvolvidas pelo setor juventude. Nesta perspectiva tem se observado uma integração maior destes jovens com a casa e com o trabalho, além de se perceber que o grupo se desponta como liderança positiva no trabalho.

A coordenação do setor juventude junto com os evangelizadores têm procurado potencializar o contato com os jovens por meio do facebook e whatsapp. Os jovens tem demonstrado grande interesse no uso destes canais de comunicação. O facebook da FEB “Sou Jovem”, já ultrapassou os seus 12.000 seguidores.

Neste ano, o projeto cooperativo que é uma parceria do DIJ com o DAS tem sido desenvolvido em conjunto com a coordenação do Núcleo Espírita Guillon Ribeiro, nos três primeiros sábados de cada mês os jovens visitam o núcleo e ajudam nas atividades. Além das doações materiais às famílias carentes, o setor juventude tem buscado através das ações desenvolvidas no Guillon Ribeiro a integração do jovem como colaborador da instituição.

Um resultado positivo do trabalho das oficinas é que o grupo de jovens que participa da oficina de música tem atuado no 3º sábado em atividades musicais junto as crianças e aos jovens que frequentam o Guillon Ribeiro.

Os jovens trabalham na arrecadação de alimentos, vestuário, material escolar e de higiene que é repassado a equipe do Guillon do Ribeiro.

Os temas desenvolvidos nos momentos de estudos em 2014 são os mesmos para todos os ciclos de juventude. A temática desenvolvida procura acompanhar o momento atual vivido pelo jovem.

Temos o projeto visita à casa espírita. Uma casa espírita que tenha trabalho com juventude no DF é selecionada previamente, e com uma data a ser agendada a juventude da FEB visita esta juventude participando das atividades do grupo. Depois os jovens desta casa são recebidos na FEB, para que eles conheçam as dependências da FEB e participem das atividades desenvolvidas pela juventude da FEB. O projeto visa a integração das juventudes espíritas e a oportunidade dos jovens espíritas de conhecerem a FEB.


Agenda de eventos realizados e previstos para 2014:
Cine debate com pernoite na FEB (este ano teve um Luau) realizado no dia 24/05 com boa aceitação e participação dos jovens;
Encontro Musical de Juventudes Espíritas (a ser realizado na FEB em agosto). O evento contará com a participação de juventudes espíritas do DF que já foram visitadas pela juventude da FEB. A participação do DIJ-FEDF como parceiro
Gincana e churrasco de confraternização (a ser realizado no segundo semestre);
Projeto Visita à Casa Espírita (a ser realizado no mês de setembro);
Teatro debate (a ser realizado em novembro com a participação de Casas Espíritas do DF)

Obs.: Diretor responsável pelo DIJ da FEB: Cirne Ferreira de Araújo.


Fonte: FEB



16/6/2014

A+ | A- | Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

FEVEREIRO

Dia 01 de 1834
Nasce Francisco Leite de Bittencourt Sampaio, em Laranjeiras, Sergipe. Desencarna no Rio de Janeiro, RJ, a 10 de outubro de 1895
Dia 01 de 1841
Nasce em Buffalo, EUA, o médium de efeitos físicos William Henry Davenport
Dia 01 de 1856
Nasce Anália Emília Franco, em Resende, RJ. Desencarna a 20 de janeiro de 1919, em São Paulo, SP.
Dia 01 de 1905
Nasce em Pacatuba, Ceará, Francisco Peixoto Lins, o Peixotinho, notável médium de efeitos físicos. Conhecido, especialmente, pelas materializações luminosas.
Dia 02 de 1882
Nasce Romeu do Amaral Camargo, na cidade de Rio Claro, SP. Desencarna a 10 de dezembro de 1948.
Dia 02 de 1985
Em Araras, SP, desencarna Genny Villas Boas Mercatelli, fundadora do Hospital Psiquiátrico Antônio Luiz Sayão. Nascida em Santa Rita do Passa Quatro, SP, em 10 de fevereiro de 1911.
Dia 02 de 1990
Divaldo Pereira Franco concede entrevista de 20 minutos à Rádio Universitária de San Juan, em Porto Rico.
Dia 03 de 1955
Desencarna Camilo Rodrigues Chaves, Presidente da União Espírita Mineira. Nascido em Campo Belo da Prata, hoje Campina Verde, no Triângulo Mineiro, a 28 de julho de 1884.
Dia 03 de 1982
Divaldo Pereira Franco concede entrevista de 2 horas à Rádio Cadena Az... Saiba mais...