Os 150 anos da Revista Espírita será tema da CONEMAT 2008

O tema “O Espiritismo em revista: 150 anos da Revista Espírita” será desenvolvido pelos palestrantes Raul Teixeira e Cosme Massi na 14ª Confraternização dos Espíritas de Mato Grosso - CONEMAT. Nos dias 11, 12 e 13 de julho, o evento realizado para espíritas será no Parque de Exposição Agropecuária da cidade de Rondonópolis/MT.

A CONEMAT é realizada a cada 2 anos pela Federação Espírita do Estado de Mato Grosso (FEEMT) e visa a confraternização dos trabalhadores e freqüentadores de centros espíritas de todo Estado. A primeira CONEMAT foi no ano de 1980, na cidade de Rondonópolis. Desde a primeira, contou com a participação de Raul Teixeira e do Prof. Mario da Costa Barbosa.

O tema Revista Espírita foi sugerido por Raul Texeira como forma de refletir este meio que grandemente difundiu o Espiritismo no mundo. A 1ª edição da Revista Espírita - Jornal de Estudos Psicológicos (Revue Spirite - Journal d Études Psychologiques) data de 1º de janeiro de 1858, na cidade de Paris, na França, e foi escrita por Allan Kardec até sua desencarnação em 31 de março de 1869. O objetivo da Revista era o desenvolvimento e debate de idéias, o relato de manifestações materiais ou inteligentes, evocações, notícias relativas ao Espiritismo, ensino dos espíritos, dentre tantos assuntos já abordados. Foi o que deu sustentação à difusão e ao esclarecimento acerca da nova doutrina que surgia. Hoje, quem edita a Revista é a União Espírita Francesa e Francofônica (Union Spirite Française et Francophone) – USFF, em conjunto com o Conselho Espírita Internacional - CEI, nas línguas francesa, esperanto, espanhola, inglesa, polonesa e russa.

Para a realização é criada uma comissão especial para a organização de todo evento. Em 2008, sendo realizado na cidade de Rondonópolis, a comissão é coordenada por Anne Marie Pfann Tomckyk, presidente da FEEMT Regional. Com colaboradores dedicados, os preparativos estão a todo vapor. A comissão preparou inclusive uma campanha promocional para facilitar o acesso do maior número de pessoas ao evento. Consiste na venda de camisetas e bonés promocionais que dão direito a ganhar inscrições. Na FEEMT, quem faz a ponte com esta comissão é Luiza Leontina, que foi eleita presidente da FEEMT na última Assembléia Geral em março. “Neste evento, temos a oportunidade dupla: Uma, de revermos os ensinamentos da doutrina espírita, esta luz que norteia os nossos passos nos dias difíceis do momento de transição de nosso planeta. Outra oportunidade valiosíssima é que este é um momento de nos confraternizarmos, revendo-nos uns aos outros das várias regiões do estado e neste espaço de convivência”, diz Luiza. Lembra ainda que “num momento de abastecimento espiritual e com as contribuições e os benefícios deste encontro, estaremos, formando assim o grande feixe de varas ensinado por Jesus, nosso Modelo e Guia, cooperando com Ele, na instalação da Era Nova”.

Para mais informações visite o site da Conemat: http://www.feemt.org.br/conemat/, ou ligue para (65) 3644-2727.



Fonte: Espiritismo.net


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

OUTUBRO

Dia 01 de 1923
Em 1923, em Buenos Aires, Argentina, fundação da revista La Idea, por Angel Scarnichia.
Dia 01 de 1946
Em 1946, desencarna em Belo Horizonte, Minas Gerais, Irma de Castro Rocha, conhecida no Movimento Espírita como Meimei. Nascida em Mateus Leme, Minas Gerais a 22 de outubro de 1922.
Dia 01 de 1990
Em 1990, Divaldo Pereira Franco concede entrevista de 10 minutos à TV MNE Portuguese, em Johannesburg, África.
Dia 01 de 1994
Em 1994, Divaldo Pereira Franco recebe o título de cidadão honorário de Ilhéus, Bahia.
Dia 01 de 2003
Em 2003, é criado o Momento em Casa, oferecendo a possibilidade de receber, aos que se cadastrem através do site do Momento Espírita, de segunda a sexta, de 3 a 4 textos, selecionados a partir dos transmitidos, na semana, através das Rádios, na Capital do Estado.
Dia 02 de 1860
Em 1860, nasce em Ayerbe, província de Huesca na Espanha, Angel Aguarod. Desencarna em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 13 de novembro de 1932.
Dia 02 de 1870
Em 1870, nasce na cidade de Palmeira, PR, o professor José Nogueira dos Santos, que foi o sexto Presidente da Federação Espírita do Paraná. Desencarna em Curitiba, no dia 24 de julho de 1956.
Dia 02 de 1920
Em 1920, em Paraíba do Sul, Rio de ... Saiba mais...