
Mesas Girantes, por Orson Carrara
O pequeno Marc Yu, de apenas 8 anos, desperta a atenção de muita gente por onde passa. Esteve em vários programas televisivos
norte-americanos, incluindo o Talk Show, de Oprah Winfrey, onde chegou de
limusine, e o The Tonight Show, onde tocou trechos de Mozart e fez piadas
inteligentes sobre o mundo da música, entre outros. Mas por que tudo isso?
Simples: com apenas 3 anos e 11 meses, esse californiano começou a tocar piano e não parou mais! Com extrema habilidade, chegou a ganhar um concurso renomado nos Estados Unidos, o Auditions of the National Guild of Piano Teachers, em 2003.
Logo, ele decidiu aprender um segundo instrumento musical, e aos 4 anos e meio
iniciava suas aulas de violoncelo. Aos 5 anos, ele conseguiu um certificado de
mérito com honras em ambos os instrumentos , piano e violoncelo ,, pontuando
100% de acerto nas provas teóricas. Hoje, define-se como um dedicado músico, que
pratica seus instrumentos de cinco a seis horas por dia, até mais, caso sua mãe
permita. Marc gosta de tudo o que aprende, especialmente música. Ele ainda cita
as dificuldades encontradas pelos músicos e compositores Schubert e Brahms e
relaciona o sucesso deles ao fato de nunca desistirem diante das dificuldades.
Espera ainda contribuir às pessoas, pois ao fazê-las felizes com sua música
espera fazer algo de bom pelo mundo.
No Brasil
Sibélius Donato Tenório nasceu em Campina Grande, na Paraíba, em 22 de junho de
1973, de parto prematuro. Até os 3 anos de idade não falava, não andava,
engatinhava de costas, como se estivesse praticando o nado de costas. Faltando
apenas uma semana para completar 4 anos, excepcionalmente, começou a andar,
falar e se dirigiu ao piano de sua casa e começou a tocar com as duas mãos, sem
influência de ninguém.
Autor de mais de 400 composições e já com cinco CDs lançados, tem grande
habilidade e rara genuinidade musical. Autodidata, executa clássicos famosos,
sejam brasileiros ou internacionais, com perfeição desde os 4 anos de idade.
Segundo o médium Chico Xavier, Sibélius Donato é a prova clara da reencarnação
do músico finlandês Johan Julius Christian Sibelius (1865-1957), cuja
coincidência do nome se deve à paixão do seu pai pela música , ao pesquisar o
nome para o seu filho, quis fazer uma homenagem a esse grande músico.
Músico rejeita ser comparado a Mozart
O músico norte-americano Jay Greenberg, também conhecido como Blue Jay, é um
fenômeno. Aos 8 anos de idade, já chamava a atenção de renomados músicos e
compositores dos Estados Unidos por suas obras consideradas extraordinárias em
criatividade e originalidade. Hoje, com apenas 15 anos, Jay Greenberg já compôs
mais de 100 músicas, incluindo 5 sinfonias, 3 concertos, 17 sonatas para piano.
O seu talento já levou a crítica musical americana a compará-lo com Mozart, o
que ele mesmo rejeita e até descarta a hipótese de reencarnação.
Folha Espírita: Qual é a sua lembrança mais recente relacionada à música? Há
registros de que você já se interessava por música desde os 2 anos de idade. De
onde você acha que esse interesse surge?
Jay Greenberg: Neurologicamente, acredito que possa ser atribuído a uma
sensibilidade dos ossículos auditórios ou qualquer outra parte do cérebro que
processe a sensibilidade auditiva. De outro modo, não tenho idéia. Possivelmente
a genética explicaria.
FE: Para um rapaz de 15 anos pode ser difícil ou até mesmo estranho ser
comparado a Mozart ou outros grandes nomes da música. O que você pensa sobre
essas comparações?
Greenberg: Acho muito estranho... As pessoas que fazem esse tipo de comparação
têm pouco conhecimento da história e composições de Mozart. Para mim, é tudo bem
diferente.
FE: Os experts em música vêem-no como um talento de um em um milhão. Essa
afirmação lhe pressiona muito?
Greenberg: Pessoalmente, estou inclinado a acreditar que os experts não sabem
muito o que estão falando.
FE: Na sua infância você tinha preferência pelo violoncelo. Qual a importância
desse instrumento em seu trabalho hoje?
Greenberg: O que eu mais gosto no violoncelo é a sua semelhança em relação à voz
humana. Acho que é um dos instrumentos mais expressivos e versáteis, obtendo um
grande efeito em passagens solo. Eu também gosto de outros instrumentos que
chegam próximo a essa qualidade, como a clarineta, a trompa e o órgão.
FE: Como você se sente com a atenção que você e a sua música estão ganhando?
Greenberg: Confesso que às vezes me sinto um pouco incomodado, pois não sinto
que as músicas que produzo estejam perto da perfeição, como dizem. Eu gostaria
que as pessoas dessem mais atenção quando eu aprimorar e fizer melhor as
músicas.
FE : As comparações com Mozart também aumentaram logo após a composição de
Symphony nº 5, de sua autoria. Você a preparou especificamente para ser uma
sinfonia ou, como algumas pessoas dizem, veio por acaso, por intuição?
Greenberg : Nunca tive dúvidas em relação ao material que estava compondo na
sinfonia. Seria uma sonata para piano, pelos recursos oferecidos por esse
instrumento, pela qualidade, duração, melodia... Pelo tipo, a composição só
poderia ser uma sinfonia ou pelo menos um trabalho orquestral de multimovimento
interconectado em larga escala, o que é a mesma coisa.
FE : Quando as pessoas o comparam com Mozart, a idéia da reencarnação surge como
uma possibilidade em sua mente?
Greenberg : Sinceramente, não.
FE : Além da música, quais outros assuntos despertam o seu interesse?
Greenberg : Gosto de passar algum tempo on-line, mas não tanto como outros
adolescentes da minha idade, por isso demoro bastante para responder meus
e-mails..Gosto também de tae kwon do, escrever, ler e, acredite, brincar com
Lego.
Genialidade e espiritualidade
Os espíritos nos explicam com clareza que tais fenômenos de prodígio ocorrem
devido ao progresso anterior da alma, a uma lembrança anterior, uma vida passada
do espírito. Como podemos encontrar em várias obras da Codificação, nada do que
aprendemos é perdido, em tempo algum. É interessante ressaltar, com exemplos
como esses, que renascemos não apenas para resgatar débitos, corrigir falhas do
ontem, mas também para amadurecer progressos iniciados em encarnações passadas.
Aqueles que se destacam em seu meio, utilizando as mais diversas formas de
expressão, como a arte e a música, por exemplo, retornam para brindar o mundo
com sua sensibilidade e genialidade, e também para evidenciar a facilidade de
algumas pessoas para determinadas áreas do saber, das artes, da indústria, do
comércio, da ciência, da educação e das relações humanas. Tudo isso através do
fenômeno da reencarnação, uma excelente oportunidade de aprendizado e
aperfeiçoamento concedida pelo nosso Pai.
Giovana Campos - do site: http://www.folhaespirita.com.br/show.php?not=658
Dia 01 de 1880
Nasce na cidade de Sacramento, MG, Eurípedes Barsanulfo. Desencarna em 1º de
novembro de 1918.
Dia 01 de 1985
Divaldo Pereira Franco concede entrevista de 15 minutos à Rádio Paralelo 22, de
Johannesburg, África do Sul.
Dia 02 de 1827
Nasce em Tulle, França, Pierre-Gaëtan Leymarie. Desencarna em 10 de abril de
1901, em Paris.
Dia 02 de 1980
Em São Paulo, SP, desencarna Silvino Canuto de Abreu, jornalista, escritor,
conferencista e pesquisador espírita. Nascido em Taubaté, SP, em 19 de janeiro
de 1892.
Dia 02 de 1981
Divaldo Pereira Franco recebe o título de cidadão honorário de Uberlândia, MG.
Dia 02 de 1995
Divaldo Pereira Franco concede entrevista à TV C. 12 de Cochabamba, Bolívia.
Dia 03 de 1944
Nasce em Apucarana, PR, Milton Gonçalves, trabalhador espírita da região
noroeste do Estado. Foi Presidente da 8ª União Regional Espírita, sediada em
Paranavaí, onde desencarna em 2 de outubro de 1994.
Dia 03 de 1949
Em Liège, Bélgica, desencarna José Lhome, divulgador do Espiritismo, Presidente
da Federação Espírita da Bélgica. Nascido na mesma cidade, em 14 de junho de
1881.
Dia 04 de 1978
Em Teresópolis, RJ, o Grupo Espírita Isabel, a Redentora realiza a Primeira
Semana Espírita da cidade,... Saiba mais...