Chico Xavier vai ganhar memorial projetada por Niemeyer

Morto em 2002, com 92 anos de idade e 75 de atividades mediúnicas, Chico Xavier vai ganhar um moderno memorial, em Uberaba (MG). Com projeto de Oscar Niemeyer, a obra será construída numa área de 8.440 metros quadrados, com custo previsto de R$ 4.931.675,12, entre terrenos, projetos, equipamentos e mobiliário. Para a coleta do dinheiro, seguidores do médium montaram em abril uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). A campanha para a arrecadação do dinheiro destinado à construção do Memorial Chico Xavier será capitaneada pela TV Globo de Minas.

Chico Xavier chegou a ser indicado ao Nobel da Paz em 1981, numa mobilização que conseguiu 10 milhões de cartas a favor da premiação. Ele nasceu em Pedro Leopoldo, a cerca de 50 quilômetros a noroeste de Belo Horizonte. Começou suas atividades mediúnicas com 17 anos. Aos 49, mudou-se para Uberaba, onde tornou-se uma celebridade.

Desde a chegada de Chico Xavier a Uberaba, a cidade transformou-se num pólo de atração de visitantes de todo o País e do exterior. Ele produziu 412 livros. O primeiro - Parnaso de além-túmulo - foi escrito em 1931 e publicado somente um ano depois.

Chico Xavier era aposentado pelo Ministério da Agricultura. Apesar da fama e do tanto de livros que produziu, vivia basicamente dos proventos da aposentadoria. Os direitos autorais de seus livros foram cedidos gratuitamente às editoras ou entidades que os solicitavam.

O memorial será construído próximo do local onde ele atendia, na Mata do Carrilho, uma área de mata nativa na periferia de Uberaba.

Ao fazer o projeto do memorial, Oscar Niemeyer procurou aliar a arquitetura à mata, sem invadi-la. Com isso, fez um projeto assimétrico, de forma a preservar as várias espécies existentes no local.

De acordo com os idealizadores do memorial, poderá ser formada ali uma área de transição entre o meio urbano e um espaço de preservação ambiental.

Basicamente, o projeto tem um totem com o rosto de Chico Xavier na entrada, estacionamento, mirante, calçadão expositivo e cultural, administração, biblioteca e acervo, auditório para 230 lugares, galeria de exposição, café social, sanitários e pequenas praças contemplativas.

O Grupo Espírita da Prece, antes tocado por Chico Xavier, hoje está sob o comando de seu filho adotivo, Eurípedes Higino, que não é médium. A herança mediúnica é reivindicada por quatro grupos.


João Domingos, UBERABA - Fonte: O Estado de São Paulo


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

MAIO

Dia 01 de 1880
Nasce na cidade de Sacramento, MG, Eurípedes Barsanulfo. Desencarna em 1º de novembro de 1918.
Dia 01 de 1985
Divaldo Pereira Franco concede entrevista de 15 minutos à Rádio Paralelo 22, de Johannesburg, África do Sul.
Dia 02 de 1827
Nasce em Tulle, França, Pierre-Gaëtan Leymarie. Desencarna em 10 de abril de 1901, em Paris.
Dia 02 de 1980
Em São Paulo, SP, desencarna Silvino Canuto de Abreu, jornalista, escritor, conferencista e pesquisador espírita. Nascido em Taubaté, SP, em 19 de janeiro de 1892.
Dia 02 de 1981
Divaldo Pereira Franco recebe o título de cidadão honorário de Uberlândia, MG.
Dia 02 de 1995
Divaldo Pereira Franco concede entrevista à TV C. 12 de Cochabamba, Bolívia.
Dia 03 de 1944
Nasce em Apucarana, PR, Milton Gonçalves, trabalhador espírita da região noroeste do Estado. Foi Presidente da 8ª União Regional Espírita, sediada em Paranavaí, onde desencarna em 2 de outubro de 1994.
Dia 03 de 1949
Em Liège, Bélgica, desencarna José Lhome, divulgador do Espiritismo, Presidente da Federação Espírita da Bélgica. Nascido na mesma cidade, em 14 de junho de 1881.
Dia 04 de 1978
Em Teresópolis, RJ, o Grupo Espírita Isabel, a Redentora realiza a Primeira Semana Espírita da cidade,... Saiba mais...