FEB e UEM: parceria e união em torno das obras de Chico Xavier

Em reunião realizada no dia 31 de março, na sede da Federação Espírita Brasileira em Brasília, a União Espírita Mineira (UEM) e a FEB firmaram parceria para cotejamento (leitura comparada) das obras psicografadas por Francisco Cândido Xavier.

O trabalho conjunto entre as duas instituições visa identificar diferenças editoriais entre os livros lançados pela FEB Editora, as primeiras edições e as obras consideradas definitivas. O intuito é aproximar as edições atuais com a redação apresentada desde as primeiras obras publicadas, trazendo ao público o zelo e o cuidado editorial.

Como consequência dessa parceria, foi redigida Nota Técnica cuja diretriz geral é manter a forma original escolhida pelo autor espiritual, registrada na primeira edição da obra em cotejamento, modificando qualquer aspecto textual apenas quando houver inadequação/incorreção patente da norma culta vigente, comprovada/referendada por mais de um autor específico da área linguística (gramática, léxico, estilística) e/ou para atender à padronização do Manual de Editoração da FEB, sem prejuízo para o conteúdo da obra, bem como para o estilo do autor espiritual.

Estiveram presentes na reunião Jorge Godinho, presidente da FEB, Geraldo Campetti, vice-presidente da FEB e Alisson Pontes, presidente da UEM. Alisson destacou a importância da obra de Chico Xavier ao dizer que “o livro espírita psicografado por Francisco Cândido Xavier é valioso instrumento de consolo e esclarecimento, oferecendo paz e luz a milhares de pessoas no mundo inteiro.” Por sua vez, Jorge Godinho falou sobre o trabalho de unificação ao esclarecer que “unidos somos mais fortes, e unificado, o Movimento Espírita brasileiro auxilia no cumprimento da missão espiritual do país de ser o coração do mundo e a pátria do evangelho.” Por fim, Campetti salientou que “estamos reunidos em prol da importância da literatura espírita, do trabalho que a FEB Editora realiza, voltado para o bem e para a divulgação da Doutrina Espírita.”

Esta ação faz parte das comemorações do Ano de Chico Xavier, em celebração aos 20 anos de sua desencarnação, assim como destaca as diversas obras literárias vindas pelas suas mãos como um grande contributo para a reflexão da Humanidade.


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

4/4/2022

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

MAIO

Dia 01 de 1880
Nasce na cidade de Sacramento, MG, Eurípedes Barsanulfo. Desencarna em 1º de novembro de 1918.
Dia 01 de 1985
Divaldo Pereira Franco concede entrevista de 15 minutos à Rádio Paralelo 22, de Johannesburg, África do Sul.
Dia 02 de 1827
Nasce em Tulle, França, Pierre-Gaëtan Leymarie. Desencarna em 10 de abril de 1901, em Paris.
Dia 02 de 1980
Em São Paulo, SP, desencarna Silvino Canuto de Abreu, jornalista, escritor, conferencista e pesquisador espírita. Nascido em Taubaté, SP, em 19 de janeiro de 1892.
Dia 02 de 1981
Divaldo Pereira Franco recebe o título de cidadão honorário de Uberlândia, MG.
Dia 02 de 1995
Divaldo Pereira Franco concede entrevista à TV C. 12 de Cochabamba, Bolívia.
Dia 03 de 1944
Nasce em Apucarana, PR, Milton Gonçalves, trabalhador espírita da região noroeste do Estado. Foi Presidente da 8ª União Regional Espírita, sediada em Paranavaí, onde desencarna em 2 de outubro de 1994.
Dia 03 de 1949
Em Liège, Bélgica, desencarna José Lhome, divulgador do Espiritismo, Presidente da Federação Espírita da Bélgica. Nascido na mesma cidade, em 14 de junho de 1881.
Dia 04 de 1978
Em Teresópolis, RJ, o Grupo Espírita Isabel, a Redentora realiza a Primeira Semana Espírita da cidade,... Saiba mais...