Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein realizou um estudo com mais de 500 idosos da comunidade judaica

Durante 2005 e parte de 2006 o Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein realizou um estudo com mais de 500 idosos da comunidade judaica. Denominado “Estudo Epidemiológico da Comunidade Idosa Judaica”, teve como objetivo analisar os processos e fatores determinantes do envelhecimento da população com mais de 60 anos. A avaliação abordou aspectos como qualidade de vida, religiosidade, independência, cognição, depressão, nutrição, atividade física, exame físico com 18 procedimentos (peso, estatura, Índice de Massa Corpórea, entre outros) e ainda realizou mais de 30 exames laboratoriais, como colesterol, hemograma e glicemia. Questionários individuais e em grupo também foram aplicados.

O geriatra Fábio Nasri, coordenador do projeto, acrescenta: “Sabemos que a população em geral está envelhecendo. No entanto, ainda há uma carência de estudos populacionais no Brasil para compreender quem são e quais as necessidades dessas pessoas. Os resultados desse levantamento apontam características epidemiológicas que poderão ser estendidas à população paulistana acima de 60 anos, determinando ações preventivas para o controle das doenças crônicas e também a forma mais adequada de gestão da saúde desse público.”

Após o estudo, chegaram a uma conclusão bastante preocupante, pois essa população vive em constante estado de risco e os de maior destaque são o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas. Entre os idosos, 38% fumam ou já fumaram, sendo que 40% fumam um maço de cigarros por semana. Outro dado relevante é que 60% fumam ou fumavam há mais de 20 anos. No que diz respeito à bebida alcoólica, 26% do total dos pesquisados são consumidores – 45% pelo menos uma vez por mês, 29% uma vez por semana e 10% todos os dias.

Outro aspecto importante apresentado foi que o índice de idosos que moram em instituições de longa permanência (casas de repouso e asilos) é o dobro do daqueles que moram em suas próprias casas ou com parentes, o que leva a uma predominância nos casos de demência: seis vezes a mais presente naqueles que não moram com suas famílias. “Muitas vezes essas são as causas para a ida do idoso a um local de cuidados profissionais. São doenças que deixam seqüelas e exigem cuidados constantes, o que leva familiares e companheiros a optarem por instituições com serviços especializados”, explica Nasri.
No que diz respeito à depressão, os médicos afirmam que ela aparece na mesma proporção entre homens e mulheres e estava presente em 33% dos participantes. O que deixou os estudiosos perplexos foi a constatação de que 80% dos idosos que não são deprimidos possuem compromissos com crenças, religiões ou possuem vivência espiritualizada. Já os deprimidos, além de menos religiosos, têm menos amigos nas atividades comunitárias. Segundo o geriatra, a constatação de que a religião e o contato com a espiritualidade ou vivência espiritualizada atuam como importante proteção contra a depressão abre novas possibilidades para o seu tratamento.

Walter Graciano Junior
(matéria publicada na Folha Espírita em janeiro de 2006)


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

ABRIL

Dia 01 de 1858
Em Paris, França, Allan Kardec funda a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.
Dia 01 de 1918
Nasce em Buquim, no sul de Sergipe, José Martins Peralva Sobrinho, mais conhecido como Martins Peralva. Desencarna em 3 de setembro de 2007, em Belo Horizonte, MG.
Dia 01 de 1972
O Jornal Mundo Espírita, da Federação Espírita do Paraná, muda seu formato para tablóide, com 12 páginas e circulação mensal.
Dia 01 de 1994
Aberto o 3º Encontro Confraternativo de Juventudes Espíritas do Paraná, em Campo Largo, com Raul Teixeira. Tema: A busca da identidade. Evento encerrado em 3 de abril de 1994.
Dia 01 de 2001
Encerramento do 5º Simpósio Paranaense de Espiritismo, no Ginásio de Esportes do Círculo Militar do Paraná, em Curitiba, com o tema Espiritismo, educação para a paz, com a coordenação de Divaldo Pereira Franco e Raul Teixeira. Abertura no dia 30 de março de 2001.
Dia 01 de 2005
O Jornal Mundo Espírita, da Federação Espírita do Paraná, muda a sua diagramação.
Dia 02 de 1869
Em Paris, França, é sepultado o corpo de Allan Kardec, no cemitério de Montmartre.
Dia 02 de 1901
Em Juiz de Fora, MG, fundado o Centro Espírita União, Humildade e Caridade, considerado o primeiro Centro Espírita daquela cidad... Saiba mais...