Semana Allan Kardec - O Livro dos Espíritos

Neste dia 3 de outubro de 2011, comemoramos o 207º aniversário de nascimento de Allan Kardec, o codificador das instruções dos espíritos amigos para a formatação da Doutrina Espírita. Nascido em 1804, Kardec desencarnou em março de 1869 vítima de Aneurisma.

A clareza e objetividade de Allan Kardec impressionam por se tratar de conteúdo claro, objetivo, atual, lúcido, verdadeiramente edificantes e fundamentais para a aprendizagem e conhecinemto de forma que nos remeta a refletir e vivneciar esses ensinamentos de ordem moral, física e espiritual.

Como parte das homenagens à Allan Kardec, durante esta primeira semana de outubro, será apresentada cada uma das suas obras básicas, em seu conteúdo e contribuição à Doutrina Espírita.

A primeira obra a ser publicada em 1857, foi O Livro dos Espíritos, hoje com 154 anos de conteúdo edificante e atemporal. A primeira tradução para a língua portuguesa foi feita pelo Dr. Joaquim Carlos Travassos, em 1875. Ditada por espíritos diversos, de moral elevada e profundo conhecimento, a obra possui o formato de perguntas e respostas, sobre assuntos de toda ordem, trazendo fundamentais esclarecimentos com o objetivo de proporcionar a compreensão da essência da vida no sentido mais amplo, além de pontuar fatores sobre o “enigma da eternidade”. Seu conteúdo é apresentado em 4 partes: As causas primárias; Mundo espírita ou dos espíritos; Leis morais; Esperanças e consolações.

Seus valiosos ensinamentos ganham ascensão perante o tempo, bem como o homem, porém sem perder sua essência, uma vez que, como citada acima, seu conteúdo é atemporal, já que sua didática torna-se a cada dia mais atual. Uma outra homenagem será feita pela Mundo Maior Editora. Durante o mês de outubro, será o lançamento da edição comemorativa de “O Livro dos Espíritos”.

Esta edição está relacionada à estreia de “O Filme dos Espíritos”, Esta foi uma das forma encontrada pela Fundação Espírita André Luiz em homenagear Allan Kardec, com o objetivo de intensificar seus valiosos ensinamentos, evidenciando a justiça das leis morais, tanto no plano material quanto espiritual.

O Livro dos Espíritos serviu de fundamental inspiração para a elaboração do roteiro de O Filme dos Espíritos. Apresentando brilhantemente através de interpretações emocionantes que mantém a originalidade do conteúdo da obra de Kardec e nos convida à refletir sobre nossa atual existência, como forma de aprendizado e evolutiva. 

“O Livro dos Espíritos – Edição Comemorativa” traz além de seu conteúdo filosófico espiritual, também comentários e fotos sobre “O Filme dos Espíritos”, além de um breve histórico dos trabalhos das Casas André Luiz, que será beneficiada com a renda de bilheteria do filme, para a construção de novos ambulatórios.

O Livro dos Espíritos - Filosofia Espiritualista

Os princípios da Doutrina Espírita
Sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec

Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita
Princípios Básicos

Parte Primeira – As Causas Primárias
Capítulo 2 Elementos gerais do universo
Capítulo 3 Criação
Capítulo 4 Princípio vital

Parte Segunda – Mundo espírita ou dos espíritos
Capítulo 1 dos Espíritos
Capítulo 2 Encarnação dos espíritos
Capítulo 3 Retorno da vida corporal à vida espiritual
Capítulo 4 Pluralidade das existências
Capítulo 5 Considerações sobre a Pluralidade das existências
Capítulo 6 Vida espírita
Capítulo 7 Retorno à vida corporal
Capítulo 8 Da emancipação da alma
Capítulo 9 Intervenção dos espíritos no mundo corporal
Como os Espíritos podem penetrar nossos pensamentos
Capítulo 10 Ocupações e missões dos espíritos
Capítulo 11 Os três reinos

Parte Terceira – Leis morais
Capítulo 1 Lei divina ou natural
Capítulo 2 Lei de adoração
Capítulo 3 Lei do trabalho
Capítulo 4 Lei de Reprodução
Capítulo 5 Lei de Conservação
Capítulo 6 Lei de destruição
Capítulo 7 Lei de Sociedade
Capítulo 8 Lei do Progresso
Capítulo 9 Lei de igualdade
Capítulo 10 Lei de Liberdade
Capítulo 11 Lei de justiça, amor e caridade
Capítulo 12 Perfeição moral

Parte Quarta – Esperanças e Consolações
Capítulo 1 Penalidades e prazeres terrenos
Capítulo 2 Penalidades e prazeres futuros



Fonte: RBN


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

JULHO

Dia 02 de 1877
Nasce em Coimbra, Portugal, Antônio Joaquim Freire, Presidente da Federação Espírita Portuguesa. Desencarna em 1948, no dia 2 de março, em Lisboa, Portugal.
Dia 02 de 2006
Em Curitiba, Paraná, no Canal 6 - CNT e em Londrina, Paraná, no Canal 7 - Londrina, Paraná, estreou o Programa Televisivo Vida e Valores, com 15 minutos de duração.
Dia 04 de 1336
Em Estremoz, Portugal, desencarna a Rainha de Portugal Santa Isabel, conhecida por sua dedicação à caridade. Nascida em Espanha, em 1271.
Dia 04 de 1814
No México, nasce o General Refugio I Gonzáles, tradutor das obras de Allan Kardec para o espanhol, dirigindo por mais de 10 anos a Revista Ilustración Espírita. Desencarna em Acapulco, México, em 16 de agosto de 1892.
Dia 04 de 1948
Desencarna, em Taubaté, SP, José Bento Monteiro Lobato. Nascido, na mesma cidade, em 18 de abril de 1882.
Dia 04 de 1966
É criado, no Brasil, o Dia da Caridade, pela Lei 5063.
Dia 05 de 1849
Em Embleton, Inglaterra, nasce o jornalista, editor e médium William Thomas Stead. Desencarna no mar, no Atlântico Norte, em 15 de abril de 1912.
Dia 05 de 1875
Nasce, em Bristol, Inglaterra, Ernest W. Oaten, pioneiro espírita, companheiro de Conan Doyle. Desencarnado na mesma cidade... Saiba mais...