Semana Allan Kardec - O Livro dos Espíritos

Neste dia 3 de outubro de 2011, comemoramos o 207º aniversário de nascimento de Allan Kardec, o codificador das instruções dos espíritos amigos para a formatação da Doutrina Espírita. Nascido em 1804, Kardec desencarnou em março de 1869 vítima de Aneurisma.

A clareza e objetividade de Allan Kardec impressionam por se tratar de conteúdo claro, objetivo, atual, lúcido, verdadeiramente edificantes e fundamentais para a aprendizagem e conhecinemto de forma que nos remeta a refletir e vivneciar esses ensinamentos de ordem moral, física e espiritual.

Como parte das homenagens à Allan Kardec, durante esta primeira semana de outubro, será apresentada cada uma das suas obras básicas, em seu conteúdo e contribuição à Doutrina Espírita.

A primeira obra a ser publicada em 1857, foi O Livro dos Espíritos, hoje com 154 anos de conteúdo edificante e atemporal. A primeira tradução para a língua portuguesa foi feita pelo Dr. Joaquim Carlos Travassos, em 1875. Ditada por espíritos diversos, de moral elevada e profundo conhecimento, a obra possui o formato de perguntas e respostas, sobre assuntos de toda ordem, trazendo fundamentais esclarecimentos com o objetivo de proporcionar a compreensão da essência da vida no sentido mais amplo, além de pontuar fatores sobre o “enigma da eternidade”. Seu conteúdo é apresentado em 4 partes: As causas primárias; Mundo espírita ou dos espíritos; Leis morais; Esperanças e consolações.

Seus valiosos ensinamentos ganham ascensão perante o tempo, bem como o homem, porém sem perder sua essência, uma vez que, como citada acima, seu conteúdo é atemporal, já que sua didática torna-se a cada dia mais atual. Uma outra homenagem será feita pela Mundo Maior Editora. Durante o mês de outubro, será o lançamento da edição comemorativa de “O Livro dos Espíritos”.

Esta edição está relacionada à estreia de “O Filme dos Espíritos”, Esta foi uma das forma encontrada pela Fundação Espírita André Luiz em homenagear Allan Kardec, com o objetivo de intensificar seus valiosos ensinamentos, evidenciando a justiça das leis morais, tanto no plano material quanto espiritual.

O Livro dos Espíritos serviu de fundamental inspiração para a elaboração do roteiro de O Filme dos Espíritos. Apresentando brilhantemente através de interpretações emocionantes que mantém a originalidade do conteúdo da obra de Kardec e nos convida à refletir sobre nossa atual existência, como forma de aprendizado e evolutiva. 

“O Livro dos Espíritos – Edição Comemorativa” traz além de seu conteúdo filosófico espiritual, também comentários e fotos sobre “O Filme dos Espíritos”, além de um breve histórico dos trabalhos das Casas André Luiz, que será beneficiada com a renda de bilheteria do filme, para a construção de novos ambulatórios.

O Livro dos Espíritos - Filosofia Espiritualista

Os princípios da Doutrina Espírita
Sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec

Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita
Princípios Básicos

Parte Primeira – As Causas Primárias
Capítulo 2 Elementos gerais do universo
Capítulo 3 Criação
Capítulo 4 Princípio vital

Parte Segunda – Mundo espírita ou dos espíritos
Capítulo 1 dos Espíritos
Capítulo 2 Encarnação dos espíritos
Capítulo 3 Retorno da vida corporal à vida espiritual
Capítulo 4 Pluralidade das existências
Capítulo 5 Considerações sobre a Pluralidade das existências
Capítulo 6 Vida espírita
Capítulo 7 Retorno à vida corporal
Capítulo 8 Da emancipação da alma
Capítulo 9 Intervenção dos espíritos no mundo corporal
Como os Espíritos podem penetrar nossos pensamentos
Capítulo 10 Ocupações e missões dos espíritos
Capítulo 11 Os três reinos

Parte Terceira – Leis morais
Capítulo 1 Lei divina ou natural
Capítulo 2 Lei de adoração
Capítulo 3 Lei do trabalho
Capítulo 4 Lei de Reprodução
Capítulo 5 Lei de Conservação
Capítulo 6 Lei de destruição
Capítulo 7 Lei de Sociedade
Capítulo 8 Lei do Progresso
Capítulo 9 Lei de igualdade
Capítulo 10 Lei de Liberdade
Capítulo 11 Lei de justiça, amor e caridade
Capítulo 12 Perfeição moral

Parte Quarta – Esperanças e Consolações
Capítulo 1 Penalidades e prazeres terrenos
Capítulo 2 Penalidades e prazeres futuros



Fonte: RBN


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

OUTUBRO

Dia 01 de 1923
Em 1923, em Buenos Aires, Argentina, fundação da revista La Idea, por Angel Scarnichia.
Dia 01 de 1946
Em 1946, desencarna em Belo Horizonte, Minas Gerais, Irma de Castro Rocha, conhecida no Movimento Espírita como Meimei. Nascida em Mateus Leme, Minas Gerais a 22 de outubro de 1922.
Dia 01 de 1990
Em 1990, Divaldo Pereira Franco concede entrevista de 10 minutos à TV MNE Portuguese, em Johannesburg, África.
Dia 01 de 1994
Em 1994, Divaldo Pereira Franco recebe o título de cidadão honorário de Ilhéus, Bahia.
Dia 01 de 2003
Em 2003, é criado o Momento em Casa, oferecendo a possibilidade de receber, aos que se cadastrem através do site do Momento Espírita, de segunda a sexta, de 3 a 4 textos, selecionados a partir dos transmitidos, na semana, através das Rádios, na Capital do Estado.
Dia 02 de 1860
Em 1860, nasce em Ayerbe, província de Huesca na Espanha, Angel Aguarod. Desencarna em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 13 de novembro de 1932.
Dia 02 de 1870
Em 1870, nasce na cidade de Palmeira, PR, o professor José Nogueira dos Santos, que foi o sexto Presidente da Federação Espírita do Paraná. Desencarna em Curitiba, no dia 24 de julho de 1956.
Dia 02 de 1920
Em 1920, em Paraíba do Sul, Rio de ... Saiba mais...