Monteiro Lobato é lembrado em todo o Brasil

Monteiro Lobato foi um dos mais notáveis escritores para o público infantil. Seu nome era José Renato Monteiro Lobato e na infância era chamado de Juca. Nasceu em 18 de abril de 1882 na cidade Taubaté, interior de São Paulo.

Juca inventava seus brinquedos, situação comum entre as crianças de cidades do interior. Sabugo de milho era um dos materiais de suas criações. Desde cedo adorava ler, o que é fundamental para uma criança. Os pais precisam incentivá-los e presenteá-los sempre que possível com livros.

A maioria das crianças só lêem quando na escola o professor solicita a fim de fazer uma avaliação sobre uma obra literária para avaliação valendo nota. Quando os pais não gostam de ler fica mais difícil para a criança se interessar por leitura.

Lobato só foi estudar em colégio aos sete anos. Mais tarde tentou fazer um curso preparatório em São Paulo para entrar na faculdade. Não conseguiu. Retornou em outra oportunidade e se formou em 1904 tornando-se promotor posteriormente.

Seu primeiro livro foi Saci-Pererê: resultado de um inquérito. Foi dele a primeira editora nacional pois livros eram impressos em Portugal. Lobato teve o maior parque gráfico da América Latina.

Morou nos Estados Unidos quando foi trabalhar no Consulado do Brasil retornando após a destituição de Washington Luis. Durante esse período Lobato ficou afastado da literatura infantil, retornando em 1933 com o livro História do Mundo para Crianças, causando polêmica e censura da Igreja. Foi Getúlio Vargas que deu indulto a ele após ser preso.

Lobato também morou na Argentina onde fundou uma editora mas retornou ao Brasil em 1941. Desencarnou de derrame cerebral aos 66 anos em 1948 na cidade de São Paulo.

Monteiro Lobato Espírita
O escritor acreditava na continuação da física além da matéria. Contou à amiga Maria José Ribas que se ela ouvisse que ele morreu, não chorasse porque sabia que ninguém morre e esta era uma de suas passagens pela Terra.

No livro Monteiro Lobato e o Espiritismo prefaciado pelo professor Espírita J. Herculano Pires (Lachâtre) estão as atas das sessões mediúnicas que ele participou e comunicou-se, inclusive, com a Tia Anastácia, famosa na história do Sítio do Pica-pau Amarelo da boneca de pano Emília.

Monteiro Lobato era materialista e após receber mensagens de amigos já desencarnados passou a crer na continuidade da vida.

Para conhecer mais sobre a história e obra do escritor visite a Fazenda São José do Buquira que foi propriedade do avô de Monteiro Lobato, Visconde de Tremembé, construída entre 1860-1865. Possui um museu histórico, biblioteca e uma imensa área verde com árvores centenárias.

O Sítio fica na av. Campinas s/nº, Chácara do Visconde. Aberto de terça à domingo das 9h às 17h. Informações: (12) 3625-5062.


Fonte: RBN


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

ABRIL

Dia 01 de 1858
Em Paris, França, Allan Kardec funda a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.
Dia 01 de 1918
Nasce em Buquim, no sul de Sergipe, José Martins Peralva Sobrinho, mais conhecido como Martins Peralva. Desencarna em 3 de setembro de 2007, em Belo Horizonte, MG.
Dia 01 de 1972
O Jornal Mundo Espírita, da Federação Espírita do Paraná, muda seu formato para tablóide, com 12 páginas e circulação mensal.
Dia 01 de 1994
Aberto o 3º Encontro Confraternativo de Juventudes Espíritas do Paraná, em Campo Largo, com Raul Teixeira. Tema: A busca da identidade. Evento encerrado em 3 de abril de 1994.
Dia 01 de 2001
Encerramento do 5º Simpósio Paranaense de Espiritismo, no Ginásio de Esportes do Círculo Militar do Paraná, em Curitiba, com o tema Espiritismo, educação para a paz, com a coordenação de Divaldo Pereira Franco e Raul Teixeira. Abertura no dia 30 de março de 2001.
Dia 01 de 2005
O Jornal Mundo Espírita, da Federação Espírita do Paraná, muda a sua diagramação.
Dia 02 de 1869
Em Paris, França, é sepultado o corpo de Allan Kardec, no cemitério de Montmartre.
Dia 02 de 1901
Em Juiz de Fora, MG, fundado o Centro Espírita União, Humildade e Caridade, considerado o primeiro Centro Espírita daquela cidad... Saiba mais...