Cinema Transcendental conquista público no Brasil e ganha primeiro Festival

O cinema transcendental se tornou uma realidade no cenário da produção audiovisual brasileira. Para consolidar ainda mais o gênero, Brasília será a sede, entre os dias 24 e 27 de março de 2011, da primeira edição do Festival de Cinema Transcendental.

O evento é organizado pela Estação da Luz – co-produtora e realizadora dos filmes “Chico Xavier” e “Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito”, respectivamente - e será um espaço para a exibição de trabalhos sobre o gênero transcendental. “O objetivo é a promoção de filmes e vídeos que remetem à espiritualidade, aos fatos que a ciência não pode explicar, e a busca da religiosidade em cada um. O Festival também se propõe a uma maior aproximação das diversas denominações religiosas”, explica Lucas de Pádua, coordenador do evento.

Além dos longas “As mães de Chico Xavier”, “Ricky”, “A árvore” e “O Contestado - Restos Mortais”, o evento contará também com a Mostra Competitiva de Curta Metragem. Para o coordenador do Festival, esse será um momento de divulgação de novos talentos. “A mostra servirá para revelar diretores e produtores, interessados em explorar esta temática. Além disso, com a premiação, visamos estimular a produção de vídeos e filmes do gênero”, avalia.


Premiação
Participarão da mostra, filmes de até 25min de duração nas categorias Ficção e Documentário, dando oportunidade para que novos trabalhos cheguem ao público. Os vencedores serão premiados com o Troféu Luz no dia 27 de março de 2011, em Brasília, onde serão eleitos os vencedores das categorias Melhor Curta do Festival e Melhor Direção, além da escolha do público do Melhor Curta do Júri Popular.

Brasília não será a única a prestigiar os filmes. Outra capital receberá um evento com o mesmo tema. Entre os dias 28 e 31 de março será a vez do público de Fortaleza debater os temas exibidos na Mostra de Cinema Transcendental. Segundo Lucas de Pádua, “o público pode esperar um evento solidário, com arrecadação de alimentos. Será um momento de confraternização de pessoas de vários pensamentos e correntes, unidos pelo ideal do bem e do amor. O público vai participar de um evento com filmes de qualidade, selecionados por críticos especialistas, e respeito à diversidade religiosa”, completa.


Sobre o tema transcendental
Você sabe o que significa o gênero transcendental? Segundo Lucas de Pádua, “trata-se de um movimento cultural e artístico que tem como objetivo aliar técnicas e conceitos, ou seja, a busca de uma arte mais voltada à cultura de paz e a religiosidade”. O gênero nasceu em Fortaleza com a Mostra de Teatro Transcendental, que teve sua primeira edição em 2003. Ao partir para o cinema, o gênero tem o objetivo de levar ao público mensagens de paz, de amor e solidariedade.

O tema transcendental é rico de experiências e relatos que afetam o cotidiano e mexem com questões como crenças do imaginário popular, chama a atenção do público para os valores e questões relacionados à vida humana. O gênero traz aspectos esclarecedores para uma das pergunta mais importante que fazemos a nós mesmos: Por que estamos aqui?


Serviço:
1º Festival de Cinema Transcendental
Local: Teatro Nacional – Sala Martins Pena - Brasília (DF)
Data: De 24 a 27 de março de 2011

1ª Mostra de Cinema Transcendental
Local: Shopping Iguatemi – Multiplex UCI Ribeiro – Sala 1- Fortaleza (CE)
Data: De 28 a 31 de março de 2011

Ingresso: 2kg de alimento não perecível
Informações: Estação da Luz: (85) 3260-5140 / Frisson Comunicação: (61) 3964-8104
Site: www.cinematranscendental.com.br


Fonte: Espiritismo.net


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

SETEMBRO

Dia 01 de 1865
Nasce Leôncio Correia, em Paranaguá, Paraná. Foi Presidente da Liga Espírita do Brasil, depois Liga Espírita do Estado da Guanabara. Desencarna em 19 de junho de 1950, no Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Dia 01 de 1873
Nasce Olímpio Alves Lisboa, em Guarapuava, Paraná. Foi Presidente da Federação Espírita do Paraná de 11.01.1920 a 09.01.1921 e de 08.01.1922 a 14.01.1923. Desencarna em Curitiba, em 13 de dezembro de 1941.
Dia 01 de 1875
Em Natal, Rio Grande do Norte, por Manoel Gomes da Silva, editado o primeiro jornal espírita do Rio Grande do Norte
Dia 02 de 1914
Desencarna Eugene Auguste Albert de Rochas, magnetizador e pesquisador dos fenômenos mediúnicos. Nasce em 20 de maio de 1837, em Saint-Firmin, Alpes, na França.
Dia 02 de 1982
Divaldo Pereira Franco realiza conferência na Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.
Dia 02 de 1984
Fundada a Sociedade Espírita Meimei, em Campo Mourão, Paraná.
Dia 03 de 1951
Em Goiânia, Goiás, fundada a Federação Espírita do Estado de Goiás.
Dia 03 de 1983
Divaldo Pereira Franco recebe Diploma da Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior, em razão de sua conferência nas Faculdades Unidas de Bagé, Rio Grande do Sul.
Dia 03 de 1990
Div... Saiba mais...