Vida após a morte é tema de filme que estreia em circuito nacional

Além da Vida é uma história que encanta e emociona. O filme trata da temática da existência de vida após a morte experimentada por três personagens em situações diferentes.

George (Matt Damon), um operário que tem a mediunidade da vidência, Marie (Cécile De France), jornalista que passa por uma experiência de quase-morte durante um tsunami, e Marcus, um garoto que vê a morte de seu irmão gêmeo, o qual era muito ligado.

O filme abre uma janela para a reflexão de que existe algo além da vida, que há uma continuidade após nossas existências e que acreditar nisso está em nossa capacidade de estudo, análise dos fatos já relatados por diversas pessoas que tiveram essa experiência e através da mediunidade séria. George apresenta uma mediunidade necessitada de estudo, de educação, pois ele a vê como uma maldição da qual quer esquecer.

Quando nos Estados Unidos, em Hydesville, se iniciou, através das Irmãs Fox, todo um ciclo de manifestações espíritas, que se espalhou pelo globo, o propósito ali era chamar a atenção para a existência de vida após a morte. Hoje, com Allan Kardec, em especial em O Livro dos Médiuns, vemos a necessidade da mediunidade ser educada para que se possa ter uma vida normal. A mediunidade bem administrada auxilia, nunca prejudica quem a possui.

Outro fator interessante no filme é que ele mostra o mau uso da mediunidade: por charlatanismo e por dinheiro. Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, vamos ver, no Capítulo “Dar de Graça o que de Graça Recebeste”, as considerações de que a mediunidade séria nunca será uma profissão. O filme não esclarece essas questões de forma direta, mas nem por isso deixa de ter seu valor para os espíritas.

O filme agrada na abordagem do trato com o ser humano - vivenciado pela personagem Marie -, fazendo-nos refletir sobre a importância do aspecto moral, que sempre deve estar de acordo com os preceitos de nosso amado mestre Jesus, que há 2000 anos veio nos ensinar a amar nosso próximo como Ele mesmo nos amou. O respeito à pessoa, ao profissional, às experiências que cada um de nós vivenciamos, em diversas fases de nossa vida, deve ser levado sempre em sua máxima consideração. Está passando já o momento em que deveríamos priorizar o ser humano em detrimento dos movimentos laterais que se fazem para se obter sempre dinheiro, poder, status, etc.

Além da Vida faz-nos avaliar questões como essas e outras, que deixaremos para que nossos leitores possam concluir por si mesmos, após assistirem ao filme.

Além da Vida tem estreia prevista para 7 de janeiro nos cinemas brasileiros e será distribuído mundialmente pela Warner Bros. Pictures.


Andréia Azevedo
Fonte: Espiritismo.net



A+ | A- | Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

SETEMBRO

Dia 01 de 1865
Nasce Leôncio Correia, em Paranaguá, Paraná. Foi Presidente da Liga Espírita do Brasil, depois Liga Espírita do Estado da Guanabara. Desencarna em 19 de junho de 1950, no Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Dia 01 de 1873
Nasce Olímpio Alves Lisboa, em Guarapuava, Paraná. Foi Presidente da Federação Espírita do Paraná de 11.01.1920 a 09.01.1921 e de 08.01.1922 a 14.01.1923. Desencarna em Curitiba, em 13 de dezembro de 1941.
Dia 01 de 1875
Em Natal, Rio Grande do Norte, por Manoel Gomes da Silva, editado o primeiro jornal espírita do Rio Grande do Norte
Dia 02 de 1914
Desencarna Eugene Auguste Albert de Rochas, magnetizador e pesquisador dos fenômenos mediúnicos. Nasce em 20 de maio de 1837, em Saint-Firmin, Alpes, na França.
Dia 02 de 1982
Divaldo Pereira Franco realiza conferência na Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.
Dia 02 de 1984
Fundada a Sociedade Espírita Meimei, em Campo Mourão, Paraná.
Dia 03 de 1951
Em Goiânia, Goiás, fundada a Federação Espírita do Estado de Goiás.
Dia 03 de 1983
Divaldo Pereira Franco recebe Diploma da Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior, em razão de sua conferência nas Faculdades Unidas de Bagé, Rio Grande do Sul.
Dia 03 de 1990
Div... Saiba mais...