
Para Nós, os Espíritas, por Orson Carrara
Além da Vida é uma história que encanta e emociona. O filme trata da temática da existência de vida após a morte experimentada por três personagens em situações diferentes.
George (Matt Damon), um operário que tem a mediunidade da vidência, Marie (Cécile De France), jornalista que passa por uma experiência de quase-morte durante um tsunami, e Marcus, um garoto que vê a morte de seu irmão gêmeo, o qual era muito ligado.
O filme abre uma janela para a reflexão de que existe algo além da vida, que há uma continuidade após nossas existências e que acreditar nisso está em nossa capacidade de estudo, análise dos fatos já relatados por diversas pessoas que tiveram essa experiência e através da mediunidade séria. George apresenta uma mediunidade necessitada de estudo, de educação, pois ele a vê como uma maldição da qual quer esquecer.
Quando nos Estados Unidos, em Hydesville, se iniciou, através das Irmãs Fox, todo um ciclo de manifestações espíritas, que se espalhou pelo globo, o propósito ali era chamar a atenção para a existência de vida após a morte. Hoje, com Allan Kardec, em especial em O Livro dos Médiuns, vemos a necessidade da mediunidade ser educada para que se possa ter uma vida normal. A mediunidade bem administrada auxilia, nunca prejudica quem a possui.
Outro fator interessante no filme é que ele mostra o mau uso da mediunidade: por charlatanismo e por dinheiro. Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, vamos ver, no Capítulo “Dar de Graça o que de Graça Recebeste”, as considerações de que a mediunidade séria nunca será uma profissão. O filme não esclarece essas questões de forma direta, mas nem por isso deixa de ter seu valor para os espíritas.
O filme agrada na abordagem do trato com o ser humano - vivenciado pela personagem Marie -, fazendo-nos refletir sobre a importância do aspecto moral, que sempre deve estar de acordo com os preceitos de nosso amado mestre Jesus, que há 2000 anos veio nos ensinar a amar nosso próximo como Ele mesmo nos amou. O respeito à pessoa, ao profissional, às experiências que cada um de nós vivenciamos, em diversas fases de nossa vida, deve ser levado sempre em sua máxima consideração. Está passando já o momento em que deveríamos priorizar o ser humano em detrimento dos movimentos laterais que se fazem para se obter sempre dinheiro, poder, status, etc.
Além da Vida faz-nos avaliar questões como essas e outras, que deixaremos para que nossos leitores possam concluir por si mesmos, após assistirem ao filme.
Além da Vida tem estreia prevista para 7 de janeiro nos cinemas brasileiros e será distribuído mundialmente pela Warner Bros. Pictures.
Andréia Azevedo
Fonte: Espiritismo.net
Dia 02 de 1877
Nasce em Coimbra, Portugal, Antônio Joaquim Freire, Presidente da Federação
Espírita Portuguesa. Desencarna em 1948, no dia 2 de março, em Lisboa, Portugal.
Dia 02 de 2006
Em Curitiba, Paraná, no Canal 6 - CNT e em Londrina, Paraná, no Canal 7 -
Londrina, Paraná, estreou o Programa Televisivo Vida e Valores, com 15 minutos
de duração.
Dia 04 de 1336
Em Estremoz, Portugal, desencarna a Rainha de Portugal Santa Isabel, conhecida
por sua dedicação à caridade. Nascida em Espanha, em 1271.
Dia 04 de 1814
No México, nasce o General Refugio I Gonzáles, tradutor das obras de Allan
Kardec para o espanhol, dirigindo por mais de 10 anos a Revista Ilustración
Espírita. Desencarna em Acapulco, México, em 16 de agosto de 1892.
Dia 04 de 1948
Desencarna, em Taubaté, SP, José Bento Monteiro Lobato. Nascido, na mesma
cidade, em 18 de abril de 1882.
Dia 04 de 1966
É criado, no Brasil, o Dia da Caridade, pela Lei 5063.
Dia 05 de 1849
Em Embleton, Inglaterra, nasce o jornalista, editor e médium William Thomas
Stead. Desencarna no mar, no Atlântico Norte, em 15 de abril de 1912.
Dia 05 de 1875
Nasce, em Bristol, Inglaterra, Ernest W. Oaten, pioneiro espírita, companheiro
de Conan Doyle. Desencarnado na mesma cidade... Saiba mais...