Encontro sobre Dependências será realizado no Rio

A 7ª edição do Encontro Espírita sobre Dependências, que acontece todo ano no Centro Espírita Léon Denis, traz desta vez o estudo do tema "Educação para a busca de sentido". O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2010, das 8h às 13h.

Tanto a educação quanto a busca de sentido são objetos do desassossego humano. A busca por soluções rápidas e mágicas “brota” em todos os cantos do planeta... As “saídas” para as dores da alma são oferecidas sem questionamentos ou reflexões. Assim, as respostas anunciadas como “pílulas douradas”, em pouco tempo, tornam-se obsoletas e são substituídas por outras, que nada acrescentam ao espírito.

Como consequência dessa pressa, vivemos as turbulências dos tempos carregados pela falta de sentido. Um afã pela busca da felicidade absoluta, que cria absurdos e esvazia ainda mais a existência. Ficamos abafados com a ansiedade para ter aquilo que é efêmero, além de frustrados pelas expectativas desmedidas nunca alcançadas, e que se traduzem em depressão, violência e dependências.

Como uma educação abusiva pode incidir tão fortemente na formação de personalidades dependentes e no aviltamento de direitos humanos? Como a Educação que admite o espírito imortal pode apoiar o ser humano para lidar a violência, depressão e dependências? Qual o verdadeiro sentido da Educação?

Com tais indagações a sétima edição do projeto do Encontro Espírita sobre Dependências acercou-se do assunto: Educação para a busca de sentido. Testemunhamos a força da Educação e seu importante papel para despertar a luz e a divindade da Humanidade, porque somos seres de sentido.

Será a Educação Transformadora, essa Educação que problematiza, nutre, eleva e conscientiza, e é tão bem delineada na Doutrina Espírita, que habilitará homens e mulheres para exercerem a autonomia moral e intelectual, e viverem livres das dependências.

Assim, o projeto do 7º Encontro Espírita sobre Dependências tem algumas expectativas ambiciosas, como abordar a Educação para a busca de sentido na perspectiva do Espiritismo, da Filosofia e da Ciência e provocar o potencial reflexivo de quem quiser se enveredar neste rumo, para compreender o papel da educação como fundamento da mudança íntima em prol da construção do sentido da existência e do mundo regenerado.

Para efeitos de mobilização íntima para a mudança, no dia do Encontro haverá a exposição: Sombra e Luz na Educação; a apresentação do Coral Semeador de Estrelas; a apresentação da peça teatral: Das sombras à Luz da Educação; Rodas Filosóficas e o lançamento do livro infanto-juvenil de Elisa Goulart: Despertando...

As inscrições já se encontram abertas. O endereço do Centro Espírita Léon Denis é Rua Abílio dos Santos, 137, Bento Ribeiro, Rio de Janeiro, RJ.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 2452-1846 ou (21) 2401-6380.

O livro Educação para a busca de sentido, de Elisa Goulart, será lançado pela MAP Editora em setembro.


Fonte: Espiritismo.net


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

SETEMBRO

Dia 01 de 1865
Nasce Leôncio Correia, em Paranaguá, Paraná. Foi Presidente da Liga Espírita do Brasil, depois Liga Espírita do Estado da Guanabara. Desencarna em 19 de junho de 1950, no Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Dia 01 de 1873
Nasce Olímpio Alves Lisboa, em Guarapuava, Paraná. Foi Presidente da Federação Espírita do Paraná de 11.01.1920 a 09.01.1921 e de 08.01.1922 a 14.01.1923. Desencarna em Curitiba, em 13 de dezembro de 1941.
Dia 01 de 1875
Em Natal, Rio Grande do Norte, por Manoel Gomes da Silva, editado o primeiro jornal espírita do Rio Grande do Norte
Dia 02 de 1914
Desencarna Eugene Auguste Albert de Rochas, magnetizador e pesquisador dos fenômenos mediúnicos. Nasce em 20 de maio de 1837, em Saint-Firmin, Alpes, na França.
Dia 02 de 1982
Divaldo Pereira Franco realiza conferência na Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.
Dia 02 de 1984
Fundada a Sociedade Espírita Meimei, em Campo Mourão, Paraná.
Dia 03 de 1951
Em Goiânia, Goiás, fundada a Federação Espírita do Estado de Goiás.
Dia 03 de 1983
Divaldo Pereira Franco recebe Diploma da Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior, em razão de sua conferência nas Faculdades Unidas de Bagé, Rio Grande do Sul.
Dia 03 de 1990
Div... Saiba mais...