TV Integração produz documentário sobre a vida de Chico Xavier

No próximo dia 12 será a pré-estreia em Uberaba do filme “Chico Xavier”, que relata a vida e história do médium uberabense e líder espiritual. A equipe de jornalismo da TV Integração, afiliada à Rede Globo, com sede em Uberaba, está fazendo um programa especial sobre o médium mineiro para ser exibido em Uberaba, Uberlândia, Ituiutaba e Divinópolis.

Conforme o gerente de jornalismo, Luis Humberto França, o centenário de Chico Xavier movimentará o país inteiro e o programa especial local sobre Chico que a TV Integração está preparando terá reportagens de Adriana Afonso e produção de Mário Sérgio. “Estamos coordenando esse trabalho com uma equipe de profissionais. Provavelmente o programa especial será exibido no final de março. O programa terá duração de 30 minutos. Vamos contar a história do Chico, falar das obras que ele psicografou. Foram 415 livros dos quais ele nunca admitiu ser o autor, afirmava que reproduzia apenas o que os espíritos lhe ditavam”, ressalta.

França salienta que será lembrada a infância do médium em Pedro Leopoldo, a relação que ele teve com a professora, com a mãe, a madrasta. E em Uberaba será lembrado o trabalho que Chico deixou e ao qual Eurípedes Higino está dando sequência. “Vamos mostrar como foi a relação de pai e filho. Lembrar a época quando o Chico confiou o documento para ser enterrado aqui em Uberaba. Eurípedes também é uma referência que não podemos abrir mão. Há TVs como Globo News, Canal Brasil. A movimentação é grande, o programa especial da TV Integração será uma reverência para uma pessoa que é um nome de expressão”, observa.

“Colocaremos depoimentos dos artistas que participaram do filme, de pessoas de Pedro Leopoldo, Uberaba, haverá parte do filme. Vamos viajar pelos locais por onde Chico passou. Vamos mostrar a infância, vida, obra, e como será a história de Chico Xavier daqui para frente”, argumenta.

Aécio Neves deverá estar em Uberaba no próximo dia 12
A presença do governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), em Uberaba promete ser constante durante este ano. Está prevista também uma visita no dia 12 de março. Ainda não foi divulgado oficialmente o motivo da vinda de Aécio a Uberaba, entretanto, existe a possibilidade de que participe da Comenda da Paz “Chico Xavier” e também de atividades sobre a construção do novo Fórum da Comarca de Uberaba.

A Comenda da Paz “Chico Xavier”, um evento organizado pelo governo de Minas, que tem a intenção de homenagear personalidades representativas no espiritismo, ou que desenvolvam ações relacionadas ao nome do médium. Além do evento, na mesma data será realizada a pré-estreia em Uberaba do filme “Chico Xavier”, que relata a vida e a história do médium.

Neste ano a comenda irá homenagear o ator do filme sobre a vida de Chico Xavier, Nelson Xavier; o diretor do filme, Daniel Filho; o Centro Infantil Chico Xavier; Carlos Alberto Baccelli, de Uberaba; Projeto Fred; Márcia Oliveira França Franco, de Ituiutaba; Rubens Cascapera Júnior; Eliana Barbosa; Pedro Antônio Garcia, de Uberaba; e a Associação de Professores Públicos de Minas Gerais (APPMG).

Comenda da Paz Chico Xavier será documentada pela Rede Globo
O filho de Francisco Cândido Xavier (Chico Xavier), Eurípedes Higino, confirma para 12 de março a pré-estreia em Uberaba do filme “Chico Xavier”, que relata a vida e a história do médium. Na próxima quinta-feira, estará em Uberaba uma equipe de profissionais da Rede Globo de televisão para a produção de um documentário. A data será também marcada pela cerimônia de entrega da Comenda da Paz “Chico Xavier”, com a presença do governador Aécio Neves, garante Higino.

Eurípedes Higino ressalta que o trailler do filme Chico Xavier já está em cartaz desde o início de janeiro de 2010, sendo que será exibido junto com as cópias que foram distribuídas com o filme do Lula.

Em 12 de março haverá a pré-estreia em Uberaba e terá uma sessão bem grande com a imprensa. O filme retrata a história do maior médium espírita do século XX, e está sendo produzido pela Globo Filmes e a Sony Pictures. O filme está orçado em R$ 7 milhões e é considerado um dos mais caros já produzidos no Brasil. O ator Nelson Xavier (67) vai interpretar o líder espiritual no cinema, com direção de Daniel Filho. Eurípedes Higino informou à reportagem que amanhã profissionais da Rede Globo de Televisão estarão em Uberaba para fazer um documentário para ser exibido na emissora. Neste dia, Daniel Filho e Nelson Xavier receberão a comenda Chico Xavier, com a presença do governador de Minas Gerais, Aécio Neves.

“No dia 13 deste mês, a pré-estreia será em Frei Leopoldo-MG, com uma sessão pequena. No dia 23 o filme será apresentado em Paulínea-SP, sessão para 1.000 convidados e imprensa; no dia 29 será no Rio de Janeiro/RJ; e no dia 31de março será apresentado em Fortaleza-CE. Após, estarão em Belo Horizonte-MG e Recife-PE. O filme entrará em cartaz nos cinemas, no dia 2 de abril de 2010, data em que Chico Xavier completaria 100 anos”, ressalta.

Contestação – Eurípedes Higino observa que a revista IstoÉ trouxe uma matéria, em 14 de agosto de 2007, divulgando em oito páginas que um grupo de pessoas afirma que o médium Chico Xavier já estaria se comunicando.

O filho adotivo Eurípedes Higino contesta, alegando que somente três pessoas sabem o código secreto que Chico deixou para pessoas mais próximas a eles – o filho adotivo, Eurípedes Higino dos Reis, o médico particular, Eurípedes Than Vieira, e Kátia Maria, uma grande amiga e acompanhante dele até a morte. “Quando, e se houver comunicação, a mensagem será recebida por algum médium e conterá o conjunto de sinais secretos que o médium teria transmitido para que pudesse ser reconhecido no pós-morte”, salienta.


Fonte: Jornal de Uberaba, por Sandro Neves



A+ | A- | Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

FEVEREIRO

Dia 01 de 1834
Nasce Francisco Leite de Bittencourt Sampaio, em Laranjeiras, Sergipe. Desencarna no Rio de Janeiro, RJ, a 10 de outubro de 1895
Dia 01 de 1841
Nasce em Buffalo, EUA, o médium de efeitos físicos William Henry Davenport
Dia 01 de 1856
Nasce Anália Emília Franco, em Resende, RJ. Desencarna a 20 de janeiro de 1919, em São Paulo, SP.
Dia 01 de 1905
Nasce em Pacatuba, Ceará, Francisco Peixoto Lins, o Peixotinho, notável médium de efeitos físicos. Conhecido, especialmente, pelas materializações luminosas.
Dia 02 de 1882
Nasce Romeu do Amaral Camargo, na cidade de Rio Claro, SP. Desencarna a 10 de dezembro de 1948.
Dia 02 de 1985
Em Araras, SP, desencarna Genny Villas Boas Mercatelli, fundadora do Hospital Psiquiátrico Antônio Luiz Sayão. Nascida em Santa Rita do Passa Quatro, SP, em 10 de fevereiro de 1911.
Dia 02 de 1990
Divaldo Pereira Franco concede entrevista de 20 minutos à Rádio Universitária de San Juan, em Porto Rico.
Dia 03 de 1955
Desencarna Camilo Rodrigues Chaves, Presidente da União Espírita Mineira. Nascido em Campo Belo da Prata, hoje Campina Verde, no Triângulo Mineiro, a 28 de julho de 1884.
Dia 03 de 1982
Divaldo Pereira Franco concede entrevista de 2 horas à Rádio Cadena Az... Saiba mais...