Centenário de Chico Xavier é iniciado em Pedro Leopoldo

Dentro do programa do “Projeto Centenário de Chico Xavier”, coordenado pela Federação Espírita Brasileira, as comemorações dessa efeméride foram abertas em Pedro Leopoldo (MG), terra natal do médium. Na manhã do dia 1º. de janeiro, a Banda da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, fez uma apresentação de alvorada na Praça Chico Xavier. No mesmo dia, à noite houve a abertura das comemorações no Centro Espírita Luiz Gonzaga (fundado pelo médium), numa promoção conjunta da Federação Espírita Brasileira e da União Espírita Mineira, tendo na coordenação da mesa a dirigente do Centro-sede Célia Diniz Rodrigues, saudações pelo presidente da UEM Marival Veloso de Matos, e a palestra foi proferida pelo presidente da FEB Nestor João Masotti.

A prece de abertura foi feita por Juselma Maria Coelho (de Belo Horizonte) e a de encerramento, com manifestações de gratidão, por Jaques Albano da Costa (diretor do Centro-sede entre 1971 e 1988). Houve também apresentação de grupo musical da UEM. Compuseram a mesa o vice-presidente da FEB Altivo Ferreira, os diretores da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho e João Pinto Rabelo, o presidente da Fundação Cultural Chico Xavier, Wagner Gomes da Paixão, os presidentes das Alianças Municipais Espíritas das cidades de Pedro Leopoldo e de Uberaba.

Durante o evento, Wagner Gomes da Paixão psicografou as mensagens “Mediunidade Sublimada”, de Irmão X, e “Sob a Tutela de Ismael”, de Manoel Quintão, as quais foram lidas. Na manhã do dia 2 houve uma caminhada, coordenada pelo presidente da AME de Pedro Leopoldo John Harley Marques, saindo da Praça Chico Xavier e visitando a Casa de Chico Xavier (onde residiu entre 1948 e 1958, e agora um museu), o Centro Espírita Luiz Gonzaga, o Centro Espírita Meimei (também fundado por Chico Xavier). Neste local estava montada uma mostra de fotos sobre o médium, houve saudação pelo dirigente Eugênio Eustáquio dos Santos e sobre a Campanha publicitária do Centenário e do 3º Congresso Espírita Brasileira, feita por Ricardo Mesquita, assessor da FEB.

Na noite do dia 2, às 18 horas houve o comparecimento dos visitantes à reunião que habitualmente se realiza na Casa de Chico Xavier, e, às 20 horas ocorreu um sarau musical no Lar Espírita Chiquinho Carvalho, local que Chico Xavier, muitas vezes comparecia para a passagem de ano. Em vários locais compareceram sobrinhos do homenageado e, neste último, esteve presente sua irmã Cidália Xavier de Carvalho.


Fonte: FEB


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

MARÇO

Dia 01 de 1944
Em São Paulo, SP, é lançado o jornal "O Semeador", órgão da Federação Espírita do Estado de São Paulo.
Dia 02 de 1927
Na Inglaterra, é lançada a revista "Light", com conferência de Oliver Lodge, sob os auspícios da Aliança Espírita de Londres.
Dia 02 de 1948
Em Lisboa, Portugal, desencarna Antônio Joaquim Freire, Presidente da Federação Espírita Portuguesa. Nascido em Coimbra, Portugal, em 2 de julho de 1877.
Dia 03 de 1880
Nasce na França, o escritor espírita Gaston Luce. Desencarna em Paris, na França em 11 de janeiro de 1965.
Dia 03 de 1955
Em Ponta Grossa, PR, desencarna a trabalhadora espírita Balbina Branco. Nascida na mesma cidade, em 17 de julho de 1869.
Dia 03 de 1984
Em São Paulo, SP, desencarna Edalides Milan de Rezende, irmã de Eurípedes Barsanulfo. Nascida em Sacramento, MG, em 18 de junho de 1893.
Dia 03 de 1985
É fundado o CEPE - Centro de Estudos e Pesquisas Espíritas, Departamento da Federação Espírita do Paraná.
Dia 03 de 1993
Divaldo Pereira Franco concede entrevista de 15 minutos à TV OMS, em Miami, EUA.
Dia 04 de 1858
No Cairo, Egito, desencarna Bento Mure, Professor de Medicina, dos pioneiros da Homeopatia e introdutor dessa ciência no Brasil. Ma... Saiba mais...