O relacionamento no lar constitui preparação para as conquistas da solidariedade com todos os seres (Joanna de Angelis)

A família, a mais importante escola do universo, é uma instituição divina, de reacerto, aprendizado e construção do amor. Se apresenta problemas, Emmanuel e Francisco Cândido Xavier nos ensinam porque:

"Ninguém foge à lei da reencarnação. Ontem, induzimos um companheiro à derrocada moral. Hoje, guardamo-lo na condição do parente difícil, que nos pede sacrifício incessante. Ontem, abandonamos a jovem que nos amava, inclinando-a ao mergulho na lagoa do vício. Hoje, temo-la de volta por filha incompreensiva. Ontem, colocamos o orgulho e a vaidade no peito de um irmão que nos seguia os exemplos menos felizes. Hoje, partilhamos com ele, à feição de esposo despótico ou de filho problema, o cálice amargo da redenção. Ontem, esquecemos compromissos veneráveis, arrastando alguém ao suicídio. Hoje, reencontramos esse mesmo alguém na pessoa de um filhinho, portador de moléstia irreversível, tutelando-lhe, à custa de lágrimas, o trabalho do reajuste."

"Ninguém foge à lei da reencarnação. Ontem, dilaceramos a alma sensível de pais afetuosos e devotados, sangrando-lhe o espírito, a punhaladas de ingratidão. Hoje, moramos no espinheiro, em forma de lar, carregando fardos de angústia, a fim de aprender a plantar carinho e fidelidade."

"À frente de toda dificuldade e de toda prova, abençoa sempre e faz o melhor que possas. Ajuda aos que te partilham a experiência, ora pelos que te perseguem, sorri para os que te ferem e desculpa todos aqueles que te injuriam. E sejam quais forem os teus obstáculos na família, é preciso reconhecer que toda construção moral do Reino de Deus, perante o mundo, começa nos alicerces invisíveis da luta em casa."

Fonte: Revista Espírita Allan Kardec - Edição 53

ROTEIRO PARA A REALIZAÇÃO DO EVANGELHO NO LAR

Escolher um dia e uma hora por semana e convidar todos da família; se não puderem ou não quiserem participar, faremos sozinhos (só fisicamente), na certeza de que Jesus se fará presente através de seus mensageiros.

Início da reunião: prece simples e espontânea.

Leitura de O Evangelho segundo o Espiritismo: começar desde o "Prefácio", lendo um item ou dois, sempre em seqüência. Comentários sobre o texto lido: Devem ser breves, com participação de todos os presentes.

Vibrações:

Pela fraternidade, paz e equilíbrio a toda a humanidade.

Pelos governantes e os que trabalham na elaboração das leis.

Pela implantação e vivência do Evangelho em todos os lares.

Pelo nosso lar, mentalizando paz, harmonia, saúde e muita luz.

Pedidos: "Mestre Jesus, abençoe nossa família e dá-nos o entendimento e o espírito de compreensão e cooperação; aumente o amor em nossos corações".

(Até aqui, todo o roteiro é feito em voz audível)

Segundos de silêncio: "Em pensamento e coração, vamos conversar com Jesus: Jesus, cada um de nós tem um pedido a te fazer, a fim de receber orientação necessária e amorosa que é a tua iluminação a todos nós". (Faz-se silêncio; depois, volta-se ao normal)

Prece de encerramento: prece simples, espontânea, de gratidão por todas as bênçãos recebidas.

PRINCIPAIS FINALIDADES

*Estudar o Evangelho à luz da Doutrina Espírita, a qual possibilita compreendê-lo em "espírito e verdade", facilitando, assim, pautar nossas vidas segundo a vontade do Mestre. DDDDCriar em todos os lares o hábito salutar de reuniões evangélicas, para que despertem e acentuem o sentimento de fraternidade que deve existir em cada criatura.

*Pelo momento de paz e compreensão que o Evangelho no Lar oferece, unir mais as criaturas, proporcionando-lhes uma vivência mais tranqüila.

*Tornar o Evangelho melhor compreendido, sentido, exemplificado, no lar e em todos os ambientes.

*Higienizar o lar pelos nossos pensamentos e sentimentos elevados, permitindo assim, mais fácil influência dos Mensageiros do Bem.

*Ampliar o conhecimento literal e espiritual do Evangelho, para oferecê-lo com maior segurança a outras criaturas.

*Facilitar no lar e fora dele o amparo necessário para enfrentar as dificuldades materiais e espirituais, mantendo, operantes, os princípios da oração e da vigilância.

*Elevar o padrão vibratório dos componentes do lar, a fim de que ajudem, com mais eficiência, o Plano Espiritual na obtenção de um mundo melhor...

Fonte: www.feesp.com.br


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

JULHO

Dia 02 de 1877
Nasce em Coimbra, Portugal, Antônio Joaquim Freire, Presidente da Federação Espírita Portuguesa. Desencarna em 1948, no dia 2 de março, em Lisboa, Portugal.
Dia 02 de 2006
Em Curitiba, Paraná, no Canal 6 - CNT e em Londrina, Paraná, no Canal 7 - Londrina, Paraná, estreou o Programa Televisivo Vida e Valores, com 15 minutos de duração.
Dia 04 de 1336
Em Estremoz, Portugal, desencarna a Rainha de Portugal Santa Isabel, conhecida por sua dedicação à caridade. Nascida em Espanha, em 1271.
Dia 04 de 1814
No México, nasce o General Refugio I Gonzáles, tradutor das obras de Allan Kardec para o espanhol, dirigindo por mais de 10 anos a Revista Ilustración Espírita. Desencarna em Acapulco, México, em 16 de agosto de 1892.
Dia 04 de 1948
Desencarna, em Taubaté, SP, José Bento Monteiro Lobato. Nascido, na mesma cidade, em 18 de abril de 1882.
Dia 04 de 1966
É criado, no Brasil, o Dia da Caridade, pela Lei 5063.
Dia 05 de 1849
Em Embleton, Inglaterra, nasce o jornalista, editor e médium William Thomas Stead. Desencarna no mar, no Atlântico Norte, em 15 de abril de 1912.
Dia 05 de 1875
Nasce, em Bristol, Inglaterra, Ernest W. Oaten, pioneiro espírita, companheiro de Conan Doyle. Desencarnado na mesma cidade... Saiba mais...