O relacionamento no lar constitui preparação para as conquistas da solidariedade com todos os seres (Joanna de Angelis)

A família, a mais importante escola do universo, é uma instituição divina, de reacerto, aprendizado e construção do amor. Se apresenta problemas, Emmanuel e Francisco Cândido Xavier nos ensinam porque:

"Ninguém foge à lei da reencarnação. Ontem, induzimos um companheiro à derrocada moral. Hoje, guardamo-lo na condição do parente difícil, que nos pede sacrifício incessante. Ontem, abandonamos a jovem que nos amava, inclinando-a ao mergulho na lagoa do vício. Hoje, temo-la de volta por filha incompreensiva. Ontem, colocamos o orgulho e a vaidade no peito de um irmão que nos seguia os exemplos menos felizes. Hoje, partilhamos com ele, à feição de esposo despótico ou de filho problema, o cálice amargo da redenção. Ontem, esquecemos compromissos veneráveis, arrastando alguém ao suicídio. Hoje, reencontramos esse mesmo alguém na pessoa de um filhinho, portador de moléstia irreversível, tutelando-lhe, à custa de lágrimas, o trabalho do reajuste."

"Ninguém foge à lei da reencarnação. Ontem, dilaceramos a alma sensível de pais afetuosos e devotados, sangrando-lhe o espírito, a punhaladas de ingratidão. Hoje, moramos no espinheiro, em forma de lar, carregando fardos de angústia, a fim de aprender a plantar carinho e fidelidade."

"À frente de toda dificuldade e de toda prova, abençoa sempre e faz o melhor que possas. Ajuda aos que te partilham a experiência, ora pelos que te perseguem, sorri para os que te ferem e desculpa todos aqueles que te injuriam. E sejam quais forem os teus obstáculos na família, é preciso reconhecer que toda construção moral do Reino de Deus, perante o mundo, começa nos alicerces invisíveis da luta em casa."

Fonte: Revista Espírita Allan Kardec - Edição 53

ROTEIRO PARA A REALIZAÇÃO DO EVANGELHO NO LAR

Escolher um dia e uma hora por semana e convidar todos da família; se não puderem ou não quiserem participar, faremos sozinhos (só fisicamente), na certeza de que Jesus se fará presente através de seus mensageiros.

Início da reunião: prece simples e espontânea.

Leitura de O Evangelho segundo o Espiritismo: começar desde o "Prefácio", lendo um item ou dois, sempre em seqüência. Comentários sobre o texto lido: Devem ser breves, com participação de todos os presentes.

Vibrações:

Pela fraternidade, paz e equilíbrio a toda a humanidade.

Pelos governantes e os que trabalham na elaboração das leis.

Pela implantação e vivência do Evangelho em todos os lares.

Pelo nosso lar, mentalizando paz, harmonia, saúde e muita luz.

Pedidos: "Mestre Jesus, abençoe nossa família e dá-nos o entendimento e o espírito de compreensão e cooperação; aumente o amor em nossos corações".

(Até aqui, todo o roteiro é feito em voz audível)

Segundos de silêncio: "Em pensamento e coração, vamos conversar com Jesus: Jesus, cada um de nós tem um pedido a te fazer, a fim de receber orientação necessária e amorosa que é a tua iluminação a todos nós". (Faz-se silêncio; depois, volta-se ao normal)

Prece de encerramento: prece simples, espontânea, de gratidão por todas as bênçãos recebidas.

PRINCIPAIS FINALIDADES

*Estudar o Evangelho à luz da Doutrina Espírita, a qual possibilita compreendê-lo em "espírito e verdade", facilitando, assim, pautar nossas vidas segundo a vontade do Mestre. DDDDCriar em todos os lares o hábito salutar de reuniões evangélicas, para que despertem e acentuem o sentimento de fraternidade que deve existir em cada criatura.

*Pelo momento de paz e compreensão que o Evangelho no Lar oferece, unir mais as criaturas, proporcionando-lhes uma vivência mais tranqüila.

*Tornar o Evangelho melhor compreendido, sentido, exemplificado, no lar e em todos os ambientes.

*Higienizar o lar pelos nossos pensamentos e sentimentos elevados, permitindo assim, mais fácil influência dos Mensageiros do Bem.

*Ampliar o conhecimento literal e espiritual do Evangelho, para oferecê-lo com maior segurança a outras criaturas.

*Facilitar no lar e fora dele o amparo necessário para enfrentar as dificuldades materiais e espirituais, mantendo, operantes, os princípios da oração e da vigilância.

*Elevar o padrão vibratório dos componentes do lar, a fim de que ajudem, com mais eficiência, o Plano Espiritual na obtenção de um mundo melhor...

Fonte: www.feesp.com.br


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

ABRIL

Dia 01 de 1858
Em Paris, França, Allan Kardec funda a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.
Dia 01 de 1918
Nasce em Buquim, no sul de Sergipe, José Martins Peralva Sobrinho, mais conhecido como Martins Peralva. Desencarna em 3 de setembro de 2007, em Belo Horizonte, MG.
Dia 01 de 1972
O Jornal Mundo Espírita, da Federação Espírita do Paraná, muda seu formato para tablóide, com 12 páginas e circulação mensal.
Dia 01 de 1994
Aberto o 3º Encontro Confraternativo de Juventudes Espíritas do Paraná, em Campo Largo, com Raul Teixeira. Tema: A busca da identidade. Evento encerrado em 3 de abril de 1994.
Dia 01 de 2001
Encerramento do 5º Simpósio Paranaense de Espiritismo, no Ginásio de Esportes do Círculo Militar do Paraná, em Curitiba, com o tema Espiritismo, educação para a paz, com a coordenação de Divaldo Pereira Franco e Raul Teixeira. Abertura no dia 30 de março de 2001.
Dia 01 de 2005
O Jornal Mundo Espírita, da Federação Espírita do Paraná, muda a sua diagramação.
Dia 02 de 1869
Em Paris, França, é sepultado o corpo de Allan Kardec, no cemitério de Montmartre.
Dia 02 de 1901
Em Juiz de Fora, MG, fundado o Centro Espírita União, Humildade e Caridade, considerado o primeiro Centro Espírita daquela cidad... Saiba mais...