Esperantistas tomaram as ruas do Rio de Janeiro

As ruas do Rio de Janeiro assistiram a uma festa esperantista no último sábado, dia 4 de outubro. Dezenas de falantes e simpatizantes do esperanto dirigiram-se a praças e logradouros públicos, em diversos pontos do Estado, a fim de divulgar o idioma. A iniciativa inseriu-se nas comemorações do Ago-tago, expressão que pode ser traduzida como o dia da ação em prol da língua internacional neutra.

A Cooperativa Cultural dos Esperantistas organizou manifestações no Largo da Carioca, no Centro da Capital fluminense. Montou-se, no local, uma pequena exposição de livros e revistas de todo o mundo. No Méier, na Zona Norte, distribuíram-se aproximadamente 300 panfletos de propaganda. Logo após, realizou-se um almoço de confraternização em um restaurante próximo.

Em Bonsucesso, na Região da Leopoldina, houve atividades na Praça das Nações. Em Campo Grande, na Zona Oeste, a panfletagem ocorreu no calçadão do bairro. Na Ilha do Governador, os esperantistas concentraram-se nas adjacências do estádio da Portuguesa. Na Baixada Fluminense, os grupos locais reuniram-se em Queimados, junto à Estação Ferroviária.

Membros do Niterói Esperanto Clube montaram uma barraca ao pé da estátua de Araribóia, em frente à Estação das Barcas. Liderados pelo presidente da entidade, o atleta Walter Fontes, os samideanos niteroienses distribuíram folhetos aos adultos e bolas de gás às crianças.

O idealismo e a simpatia dos esperantistas venceram a desconfiança de alguns transeuntes, motivada pela intensa campanha eleitoral. Segundo especialistas, o Ago-tago 2008 pode ser considerado o maior da história, por causa da quantidade de locais onde aconteceram atos públicos.


Fonte: Espiritismo.net



A+ | A- | Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

SETEMBRO

Dia 01 de 1865
Nasce Leôncio Correia, em Paranaguá, Paraná. Foi Presidente da Liga Espírita do Brasil, depois Liga Espírita do Estado da Guanabara. Desencarna em 19 de junho de 1950, no Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Dia 01 de 1873
Nasce Olímpio Alves Lisboa, em Guarapuava, Paraná. Foi Presidente da Federação Espírita do Paraná de 11.01.1920 a 09.01.1921 e de 08.01.1922 a 14.01.1923. Desencarna em Curitiba, em 13 de dezembro de 1941.
Dia 01 de 1875
Em Natal, Rio Grande do Norte, por Manoel Gomes da Silva, editado o primeiro jornal espírita do Rio Grande do Norte
Dia 02 de 1914
Desencarna Eugene Auguste Albert de Rochas, magnetizador e pesquisador dos fenômenos mediúnicos. Nasce em 20 de maio de 1837, em Saint-Firmin, Alpes, na França.
Dia 02 de 1982
Divaldo Pereira Franco realiza conferência na Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.
Dia 02 de 1984
Fundada a Sociedade Espírita Meimei, em Campo Mourão, Paraná.
Dia 03 de 1951
Em Goiânia, Goiás, fundada a Federação Espírita do Estado de Goiás.
Dia 03 de 1983
Divaldo Pereira Franco recebe Diploma da Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior, em razão de sua conferência nas Faculdades Unidas de Bagé, Rio Grande do Sul.
Dia 03 de 1990
Div... Saiba mais...