Esperantistas tomaram as ruas do Rio de Janeiro

As ruas do Rio de Janeiro assistiram a uma festa esperantista no último sábado, dia 4 de outubro. Dezenas de falantes e simpatizantes do esperanto dirigiram-se a praças e logradouros públicos, em diversos pontos do Estado, a fim de divulgar o idioma. A iniciativa inseriu-se nas comemorações do Ago-tago, expressão que pode ser traduzida como o dia da ação em prol da língua internacional neutra.

A Cooperativa Cultural dos Esperantistas organizou manifestações no Largo da Carioca, no Centro da Capital fluminense. Montou-se, no local, uma pequena exposição de livros e revistas de todo o mundo. No Méier, na Zona Norte, distribuíram-se aproximadamente 300 panfletos de propaganda. Logo após, realizou-se um almoço de confraternização em um restaurante próximo.

Em Bonsucesso, na Região da Leopoldina, houve atividades na Praça das Nações. Em Campo Grande, na Zona Oeste, a panfletagem ocorreu no calçadão do bairro. Na Ilha do Governador, os esperantistas concentraram-se nas adjacências do estádio da Portuguesa. Na Baixada Fluminense, os grupos locais reuniram-se em Queimados, junto à Estação Ferroviária.

Membros do Niterói Esperanto Clube montaram uma barraca ao pé da estátua de Araribóia, em frente à Estação das Barcas. Liderados pelo presidente da entidade, o atleta Walter Fontes, os samideanos niteroienses distribuíram folhetos aos adultos e bolas de gás às crianças.

O idealismo e a simpatia dos esperantistas venceram a desconfiança de alguns transeuntes, motivada pela intensa campanha eleitoral. Segundo especialistas, o Ago-tago 2008 pode ser considerado o maior da história, por causa da quantidade de locais onde aconteceram atos públicos.


Fonte: Espiritismo.net


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

MAIO

Dia 01 de 1880
Nasce na cidade de Sacramento, MG, Eurípedes Barsanulfo. Desencarna em 1º de novembro de 1918.
Dia 01 de 1985
Divaldo Pereira Franco concede entrevista de 15 minutos à Rádio Paralelo 22, de Johannesburg, África do Sul.
Dia 02 de 1827
Nasce em Tulle, França, Pierre-Gaëtan Leymarie. Desencarna em 10 de abril de 1901, em Paris.
Dia 02 de 1980
Em São Paulo, SP, desencarna Silvino Canuto de Abreu, jornalista, escritor, conferencista e pesquisador espírita. Nascido em Taubaté, SP, em 19 de janeiro de 1892.
Dia 02 de 1981
Divaldo Pereira Franco recebe o título de cidadão honorário de Uberlândia, MG.
Dia 02 de 1995
Divaldo Pereira Franco concede entrevista à TV C. 12 de Cochabamba, Bolívia.
Dia 03 de 1944
Nasce em Apucarana, PR, Milton Gonçalves, trabalhador espírita da região noroeste do Estado. Foi Presidente da 8ª União Regional Espírita, sediada em Paranavaí, onde desencarna em 2 de outubro de 1994.
Dia 03 de 1949
Em Liège, Bélgica, desencarna José Lhome, divulgador do Espiritismo, Presidente da Federação Espírita da Bélgica. Nascido na mesma cidade, em 14 de junho de 1881.
Dia 04 de 1978
Em Teresópolis, RJ, o Grupo Espírita Isabel, a Redentora realiza a Primeira Semana Espírita da cidade,... Saiba mais...