Funciona no bairro da Lapa, zona Oeste de São Paulo desde 1997, o Museu Espírita

Fundado por Paulo de Toledo Machado, em 18 de abril de 1997 - dia em que se comemora o surgimento do espiritismo em Paris, no ano de 1857, o Museu Espírita, localizado no bairro da Lapa, zona Oeste de São Paulo, ocupa uma área total de 2 mil m².

Entre as peças do museu, está uma “mesa girante”. Segundo Machado, o fenômeno ocorreu no fim do século 19, na França. As mesas se mexiam sozinhas, como se dançassem: seriam os espíritos tentando chamar atenção. Aos poucos,os móveis foram esquecidos, mas as pessoas começaram apensar na possibilidade de haver comunicação entre os mortos e vivos.

O diretor diz que o local recebe visitantes de todo o Brasil e do mundo. Nem todos são espíritas: boa parte é formada apenas por curiosos sobre a doutrina. Os funcionários também não são necessariamente espíritas.

O local abriga uma pinacoteca. Os quadros expostos foram pintados por médiuns que dizem incorporar gênios da pintura Monet, Van Gogh, Renoir, Di Cavalcanti e Picasso. Alguns foram desenhados com os pés e feitos entre três e cinco minutos – e impressionam pela semelhança com o estilo dos quadros originais.

A biblioteca conta com mais de 4.600 livros, a maioria escrita pelo codificador do espiritismo, o francês Allan Kardec – pseudônimo do professor e pedagogo Hippolyte Leon Denizar Rivail, que morreu e virou espírito em 1869, aos 64 anos. Há obras raras de outros autores em várias línguas, inclusive o esperanto, e também em braillle.

No acervo de objetos, há um tributo a Chico Xavier, com livros psicografados pelo mais famoso médium brasileiro. Os selos com os missionários espíritas do mundo todo ficam expostos em uma bancada. O objeto que mais chama a atenção é um disco de vinil “enrolado por um médium durante uma sessão”, garante a guia do museu. O LP permanece intacto e sem rachaduras.

Serviço:
Museu do Espiritismo - Rua Guaricanga, 349, Lapa.
Informações e Visitas agendadas: (11) 3834-6225 com Júlia Duarte
Horário: Quarta a Sábado, das 14h às 17h.
Entrada é gratuita.



Fonte: jornalismo RBN


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

MAIO

Dia 01 de 1880
Nasce na cidade de Sacramento, MG, Eurípedes Barsanulfo. Desencarna em 1º de novembro de 1918.
Dia 01 de 1985
Divaldo Pereira Franco concede entrevista de 15 minutos à Rádio Paralelo 22, de Johannesburg, África do Sul.
Dia 02 de 1827
Nasce em Tulle, França, Pierre-Gaëtan Leymarie. Desencarna em 10 de abril de 1901, em Paris.
Dia 02 de 1980
Em São Paulo, SP, desencarna Silvino Canuto de Abreu, jornalista, escritor, conferencista e pesquisador espírita. Nascido em Taubaté, SP, em 19 de janeiro de 1892.
Dia 02 de 1981
Divaldo Pereira Franco recebe o título de cidadão honorário de Uberlândia, MG.
Dia 02 de 1995
Divaldo Pereira Franco concede entrevista à TV C. 12 de Cochabamba, Bolívia.
Dia 03 de 1944
Nasce em Apucarana, PR, Milton Gonçalves, trabalhador espírita da região noroeste do Estado. Foi Presidente da 8ª União Regional Espírita, sediada em Paranavaí, onde desencarna em 2 de outubro de 1994.
Dia 03 de 1949
Em Liège, Bélgica, desencarna José Lhome, divulgador do Espiritismo, Presidente da Federação Espírita da Bélgica. Nascido na mesma cidade, em 14 de junho de 1881.
Dia 04 de 1978
Em Teresópolis, RJ, o Grupo Espírita Isabel, a Redentora realiza a Primeira Semana Espírita da cidade,... Saiba mais...