C.E. Caminhos de Luz
Veja OnLine
 
Oi Alma Irmã, nossas Fraternais Saudações!
Que esta MSG te encontre em Paz e com Saúde!!! Bom final de semana!!! Obrigado pela companhia!
MELHOR PROCESSO DE ACONSELHAR
 
 
Todos mantemos expectativas variadas, entre elas esperar iniciativas e ações de outras pessoas, esquecendo-se do principal: o primeiro passo, em muitos casos, talvez deva ser nosso.

Emmanuel no precioso capítulo O Grande Servidor, constante do livro Segue-me! (lançado pela editora O Clarim, em 1973, portanto, há 50 anos), traz essa importante afirmação: Fazer é o melhor processo de aconselhar.

Muitos de nós imaginamos muito planejamentos e nos excluímos da execução, esperando que os outros façam. Mas a afirmativa do bondoso instrutor chama a atenção. Darmos o primeiro passo, fazer, continuar, tem o alto mérito de motivar e envolver outras pessoas, outros grupos e servir de exemplo, inclusive, em muitos casos. Muitos querem fazer isso ou aquilo, aguardando que os outros fazem. Ora, isso é incoerente, se somos nós os idealizadores, aqueles que conceberam uma ideia, um projeto, nada melhor que colocar mãos à obra.
Palavreados pouco efeito alcançam. Fazer, todavia, estar na atividade, prosseguir com a iniciativa, é prova viva de atuação, que contagia e atrai.

A frase de Emmanuel, acima transcrita, conclui o citado capítulo. Todavia, no mesmo parágrafo, que é também o último, há outra preciosidade: “(...) elevando pessoas e
melhorando situações é servir sempre (...)”, para justamente culminar com brilhante conclusão: Fazer é o melhor processo de aconselhar.

O notável artigo foi inspirado na anotação de Lucas 22:27: “Eu estou entre vós como quem serve”. É que o Divino Mestre, apesar de todos os seus valores e bagagens, não ficou a determinar, a comandar, a mandar, mas atuou como servidor, atendendo a todos e entregando-se a servir.

Temos, a partir do exemplo e legado deixado por Ele, que movimentarmos tudo que nos for possível – em termos desde o tempo e possibilidades até conhecimentos, habilidades e experiências – para elevar pessoas e melhor situações, como sugere Emmanuel.

Isso permite, na busca desse ideal, enxergar possibilidades, usar criatividade e imaginação, envolver pessoas e grupos na construção da própria elevação e na melhora contínua e gradativa das circunstâncias e situações que continuamente se apresentam em todos os contextos da experiência humana.

Agora, exatamente agora, nesse instante, que posso fazer para melhor uma situação ao meu redor e criar perspectiva de progresso para mim mesmo e para aqueles que estão ao meu redor, ainda que virtualmente?

Esse o propósito. Há uma grande rede de solidariedade, já que somos irmãos uns dos outros.

Qual a razão de desprezos, marginalizações, desrespeitos e preconceitos de todos os tipos entre outros aspectos negativos do relacionamento humano? Não há razões para isso. Perde o sentido. A vida é dinâmica, serve por si mesmo e também somos convidados a servir onde estivermos.   
 

 

 
por Orson Carrara
Texto enviado pelo autor para publicação em nosso site.
 
PERDEU ALGUMA MENSAGEM?
Acesse todas as mensagens enviadas em nossa Newsletter.
Clique Aqui  
CENTRO ESPÍRITA CAMINHOS DE LUZ
Rua Jorge Mari, 76 - Pq São Pedro - Pedreira-SP-Brasil
Clique aqui para Cancelar o Recebimento das Mensagens ou retorne esse email com Excluir.