C.E. Caminhos de Luz
Veja OnLine
 
Oi Alma Irmã, nossas Fraternais Saudações!
Que esta MSG te encontre em Paz e com Saúde!!! Obrigado pela companhia!
LIBERTAR OBSEDADOS E A MEDIUNIDADE DE CURA
 
 
Sempre oportuno estudar, trazer à reflexão, a lucidez de Kardec. Sua perspicácia, sua ponderação nas análises, o raciocínio claro, são sempre admiráveis. Do artigo Considerações sobre a propagação da mediunidade curadora, constante da edição de novembro de 1866 da valiosa REVISTA ESPÍRITA, extraímos magnífico trecho nem sempre pensado por estudiosos do Espiritismo. Dada a relativa extensão e importância do texto na íntegra – com valiosas considerações como indica o título da matéria –, aqui destacamos pequeno trecho: (os grifos são de nossa seleção)

“(...) É assim que os médiuns curadores podem ter especialidades: este curará as dores ou endireitará um membro, mas não dará a vista a um cego, e vice-versa. Só a experiência pode dar a conhecer a especialidade e a extensão da aptidão, mas, em princípio, pode-se dizer que não há médiuns curadores universais, pela simples razão que não há homens perfeitos na Terra, e cujo poder seja ilimitado.
A ação é completamente diferente na obsessão, e a faculdade de curar não implica a de libertar os obsedados. O fluido curador age, de certo modo, materialmente sobre os órgãos afetados, ao passo que na obsessão é preciso agir moralmente sobre o Espírito obsessor; é preciso ter autoridade sobre ele para fazê-lo largar a presa. São, pois, duas aptidões distintas, que nem sempre se encontram na mesma pessoa. O concurso do fluido curador torna-se necessário quando, o que é bastante frequente, a obsessão se complica com afecções orgânicas. Portanto, pode haver médiuns curadores impotentes para a obsessão, e vice-versa. (...)”

O assunto é muito vasto e abre enormes desdobramentos, que requerem observação, estudo, pesquisa, acompanhamento, para não cairmos na leviandade das opiniões precipitadas diante dos atendimentos ou práticas mediúnicas que estejamos envolvidos. A análise vai muito além das aparências... Estudemos Kardec!  
 

 

 
por Orson Carrara
Texto enviado pelo autor para publicação em nosso site.
 
PERDEU ALGUMA MENSAGEM?
Acesse todas as mensagens enviadas em nossa Newsletter.
Clique Aqui  
CENTRO ESPÍRITA CAMINHOS DE LUZ
Rua Jorge Mari, 76 - Pq São Pedro - Pedreira-SP-Brasil
Clique aqui para Cancelar o Recebimento das Mensagens ou retorne esse email com Excluir.