Pensamentos de Léon Denis

O Alvo da Vida

"... o alvo da vida não é de gozos ou venturas, mas o aperfeiçoamento por meio do trabalho, do estudo, do cumprimento do dever inerente à alma, personalidade esta que encontrarás além do túmulo,
tal como tu mesmo a trabalhaste nesta existência terrestre."

Em: O Porquê da Vida


Reencarnação e Ressurreição
Leon Denis

"Os livros sagrados dos hebreus, o "Zohar", a "Cabala", o "Talmude", afirmam igualmente a preexistência da alma e, com o nome de ressurreição, a reencarnação era a crença dos fariseus e dos essênios".


O SILÊNCIO E A ARTE DE GERENCIAR A ALMA
Leon Denis

"Deus nos fala por todas as vozes do Infinito.
E fala, não em uma Bíblia escrita há séculos, mas em uma bíblia que se escreve todos os dias, com esses caracteres majestosos que se chamam oceanos, montanhas, os astros do céu; por todas as harmonias doces e graves, que sobem do imo da Terra ou descem dos espaços etéreos.
Fala ainda no santuário do ser, nas horas de silêncio e de meditação.
Quando os ruídos discordantes da vida material se calam, então a voz interior, a grande voz, desperta e se faz ouvir".


ANJO DA GUARDA
Léon Denis

Todos temos um desses gênios tutelares que nos inspira nas horas difíceis e nos dirige pelo bom caminho.
Daí a poética tradição cristã do Anjo da Guarda.
Não há concepção mais grata e consoladora.
Saber que temos um amigo fiel e sempre disposto a nos socorrer, de perto como de longe, nos influenciando a grandes distâncias ou se conservando junto de nós nas provações; saber que ele nos aconselha por intuição e nos aquece com seu amor, eis uma fonte inapreciável de força moral.
O pensamento de que testemunhas benévolas e invisíveis vêem todos os nossos atos, regozijando-se ou entristecendo-se, deve inspirar-nos mais sabedoria e circunspeção.
É por essa proteção oculta que se fortificam os laços de solidariedade que ligam o mundo celeste à Terra, o Espírito livre ao homem, Espírito prisioneiro da carne.
É por essa assistência contínua que se criam, de um a outro lado, as simpatias profundas, as amizades duradouras e desinteressadas.
O amor que anima o espírito elevado vai pouco a pouco se estendendo a todos os seres sem cessar, revertendo tudo para Deus, pais das almas, foco de todas as potências efetivas.


Do livro "Depois da Morte..


Leon Denis