Pena de Morte

828- Ligada à lei de talião, aplicada por algumas nações no Globo, é fruto da falta de elevação moral e do materialismo egoísta que cerca a Humanidade.
829- Àqueles que erram, cometendo algum grave mal ao semelhante, é imposta a pena capital, como se o retorno compulsório à pátria espiritual, decretado pela sociedade dos homens, com suas peculiares limitações, fosse resolver o problema criado. Um mal praticado não é reparado através de uma medida drástica e definitiva – ao menos para determinado estágio da humanidade- como a pena de morte.
830- Exemplificando: se alguém tira a vida de outrem não será decretando-lhe a morte que tal vida recuperar-se-á. Logo, a pena capital é somente uma prática inspirada diretamente na lei mosaica: uma vida por uma vida, olho por olho, dente por dente.
831- Justificam alguns, de modo equivocado, que não podem viver aqueles que tanto mal praticam, para que não coloquem em risco mais vidas ou agrupamentos sociais. Entretanto, é sabido que a sociedade dos homens tem muitos meios eficazes para prender e reeducar o ser humano que erra ao praticar grave mal, evitando, com isso, que outros sejam pelo mesmo mal atingidos.
832- Outro prisma: a vida não se esgota na passagem pela crosta terrestre. Vida é eternidade. Inútil, pois, matar quem matou porque as pendências dos males e dos conflitos causados continuarão a existir no plano espiritual. Melhor é punir o autor da morte no plano físico, levando-o, obrigatoriamente, à reflexão e à reavaliação dos seus atos. Indicado, ainda,vibrar e orar por aquele que partiu e necessita de amor e sustentação para suportar a abrupta ruptura de sua jornada no plano material.
833- Vibrando pelo que tornou à pátria espiritual e reeducando o que ficou no plano físico, a sociedade estará dando mostras de elevação e de que segue exatamente a lei do amor, orientação maior do Cristo.
834- Qualquer outra solução, visando a sustentar a pena capital, sob quaisquer argumentos, tem conotação puramente egoística e antinatural. É dosagem francamente materialista defender uma solução que impossibilita ao homem prosseguir na sua caminhada evolutiva de aprendizado e, quando for o caso, de sofrimento.
835- Materialistas, sendo naturalmente egoístas, querem extirpar semelhantes da Crosta, como se deuses fossem, para que não mais os incomodem. Querem vingança, comprazem-se com tal sentimento inferior. Não podem ser seguidos, nem são parâmetro ao autêntico cristão.
836- O materialista, por outro prisma, não crendo na vida espiritual e em Deus, acredita que tudo se resolve na crosta terrestre, por isso, pouco lhe importa a vida alheia.Impõe suas regras, tais como a pena de morte, o aborto e outros atentados graves contra o semelhante, de modo a sustentar seus prazeres e seu ideal cômodo de vida material egoística e pacata. Custa-lhe educar e reeducar o próximo. É-lhe penoso dar o exemplo bom e positivo. Configura-se-lhe sacrifício ímpar e maior dar a mão a quem precisa, quanto pior lhe pareça essa pessoa.Enfim, de sua posição comodista e, obviamente não ideal, quer manter-se distante de problemas.Preferível, no seu entender, eliminar um errante do que lutar pela sua reeducação. Menos trabalhoso ao materialista; mais conveniente ao seu egoísmo.
837- A pena capital elimina um problema aparente e superficialmente considerado. O matador morre; o ladrão morre; o autor de violação sexual morre. Perecem aqueles que causam distúrbios e custam a ser compreendidos e corrigidos. Por acaso houve Espírito que foi criado bom e perfeito? Os que hoje têm freios, conseguindo não causar graves males a terceiros, já não foram ignorantes e de regra perversos no passado? A lei da evolução assim impõe; portanto, complacência e amor devem ser os lemas da humanidade.
838- Ciente de que a vida não termina quando a existência na Crosta finda, o homem dará o melhor e mais promissor exemplo de altivez e verdadeira elevação ao estender a mão ao que errou, mesmo tendo que severamente puni-lo, para que entenda o mal que fez e não volte a fazê-lo. Fará também o bem se orar pelo que foi vítima, ou auxiliá-lo, se ainda no plano material, buscando mostrar-lhe que o perdão está acima de tudo e a mansuetude é o caminho do progresso espiritual.
839- Quando a sociedade decreta a morte como pena retira a esperança de quem quer mudar o seu comportamento, deixando de ser egoísta e praticante da lei do talião. Se a comunidade constrói leis que ferem a Lei Maior, qual moral terá para exigir de seus componentes amor, resignação e tolerância?
840- O encarnado não é livre de erros. Imperfeito que é, comete-os à exaustão. O que hoje pode ser um crime terrível, amanhã poderá ser abonado pela sociedade e vice-versa. Logo, apoiar a pena de morte para determinados atos no presente, poderá significar um aumento considerável de incertezas para o futuro, autorizando o núcleo social a criar mais e mais figuras de infrações que levem à morte. O Estado tornar-se-ia falível e cruel, mais próximo do primitivo do que do evoluído.
841- A Justiça Divina é plena e absoluta. Não há ser que fique sem a sua devida punição, quando erra. Logo, não cabe ao homem punir tão severamente seu semelhante, a ponto de lhe retirar algo dado por Deus.
842- Por pior que seja o mal causado, haverá sempre uma reparação, ainda que seja em outra existência material, numa outra reencarnação. Não há motivo, pois, para julgar irrecuperável o ocorrido. Inexiste razão para aplicar uma pena que cultue a vingança, demonstrando inferioridade.
843- Defender a pena de morte é dar mostra de sentir-se superior a Deus, pois quer o encarnado auferir um poder que não lhe é legítimo, qual seja o de vida e morte sobre seu semelhante.
844- Decretar a pena capital, interrompendo uma trajetória reeducativa, é lançar o Espírito no universo erradio, sem lhe dar chance real de regeneração.
845- A lei de ação e reação, que se incumbe de agir quando é o caso, está sendo cortada pelo ato insensato de parcela dos encarnados, que não aceita a plenitude do Poder Divino. E nem se diga que por esta lei o que mata deve receber o mesmo fim, pois a reação a uma ação negativa não é feita pela lei de talião humana, mas sim pelos parâmetros da Justiça de Deus, inacessíveis ao homem.
846- Não se pode falar em coibir crimes de encarnados privando-os da vida, pois se fosse permitido matar o ser humano, por ato e ordem de seu semelhante, não haveria razão para existir o livre-arbítrio. Os erros cometidos não poderiam ser reparados. Se alguém erra por livre-arbítrio e a ele é aplicada a pena de morte, não tem condições, nem oportunidade, de reparar o seu mal,também por livre-arbítrio.
847- Outro importante aspecto é que os encarnados não conhecem o contexto geral de vida no qual estão inseridos. Não sabem, geralmente, quem foram, com quem cruzaram no passado, quais os caminhos reservados para trilhar no futuro e qual é exatamente a sua programação presente. Poe isso, não devem influenciar na vida alheia, como se Deus quisessem ser, pois lhes falta capacidade e aptidão para ter um mínimo de sabedoria divina.
848- Questão essencial, no contexto da pena capital, é o erro da justiça dos seres humanos. Não há sistema judiciário no Globo que consiga assegurar um perfeito julgamento, livre de equívocos. Por que, então, cometer duplo erro? Se já não basta o erro de possuir nas leis a autorização para matar em nome da sociedade, um segundo equívoco é determinar a morte fundamentado num erro judiciário.
849- Ao materialista é mais fácil sustentar a pena de morte, pois importa-se com bens patrimoniais em primeiro lugar e não confia na vida verdadeira, após o desencarne.
850- Resta lembrar que estagiar no plano material é uma prova ou uma expiação. Mais dura a uns, menos a outros, embora seja sempre complexa e difícil para todos, cada qual com seu particular prisma. Logo, cortar a vida do semelhante pode significar libertá-lo. Que o criminoso expie seus delitos no plano onde os cometeu.Certamente os obstáculos que irá enfrentar o farão refletir muito sobre o que fez e como agiu. Eis o momento de regeneração.
851- Nenhum encarnado, em sã consciência cristã, pode, sob qualquer pretexto ou hipótese, apoiar ou sustentar a pena capital.
852- Não será a pena de morte que irá extirpar os crimes do Globo, pois isso depende da regeneração da humanidade, no renascimento dos homens para os autênticos valores cristãos. E a renovação interior dos seres humanos não se faz com violência de qualquer espécie, somente com amor. Quanto tempo ainda levará para o encarnado ter plena noção disso?


Caibar Schutel