Além da Tela: Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito

A cinebiografia Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito (FOX, 2008), nos apresenta, a partir das fases da vida de Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcante, uma personalidade que prega o que vive e vive o que prega, características do homem de bem, citadas nas obras codificadas por Allan Kardec.

O filme inicia em sua juventude no sertão cearense, passando pela cátedra da medicina e vida política no Rio de Janeiro, o nascimento e a perda de seus filhos. Representa a vida missionária do verdadeiro cristão, divulgando e vivendo as práticas no bem, como o auxílio aos necessitados.

Quais seriam, então, essas características que formam um homem de bem? A partir da questão 918 de O livro dos espíritos [1] os Espíritos nos revelam esses traços: “O Espírito prova a sua elevação quando todos os atos de sua vida corpórea representam a prática da Lei de Deus e quando compreende antecipadamente a vida espiritual”.

Em nota a essa questão Kardec aprofunda: “O verdadeiro homem de bem é o que pratica a lei de justiça, amor e caridade na sua maior pureza. Se interroga a própria consciência sobre os atos que praticou, perguntará se não violou essa lei, se não fez o mal, se fez todo o bem que podia, […] se fez aos outros tudo quanto queria que os outros lhe fizessem”.

Para os espíritas, Bezerra de Menezes é símbolo de união. Trouxe, a partir de sua liderança e dedicação, o trabalho e a unificação do Movimento Espírita como um exemplo a ser seguido.

“Ensinar, mas fazer;
crer, mas estudar;
aconselhar, mas exemplificar;
reunir, mas alimentar.“
Bezerra de Menezes [2]

Serviço
Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito (2008)
Temáticas: Caridade, humildade, causas humanitárias e unificação.
Elenco: Carlos Vereza e Ana Rosa
Direção: Glauber Filho e Joe Pimentel
Livre | Drama | 1h15m
Em breve retornará aos serviços de streaming.

[1]: KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Tradução Evandro Noleto. 4. ed. 10. imp. Brasília: FEB, 2021.
[2]: REFORMADOR. Mensagem psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier, em 20 de abril de 1963, publicada na edição ano 93, n. 1761, dez./1975. Disponível em: https://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=revreform&pagfis=30391


Acesse o cartaz do evento e ajude a divulgar: Clique Aqui

17/8/2022

Notícia Anterior | Posterior

Datas Importantes do Espiritismo

ABRIL

Dia 01 de 1858
Em Paris, França, Allan Kardec funda a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.
Dia 01 de 1918
Nasce em Buquim, no sul de Sergipe, José Martins Peralva Sobrinho, mais conhecido como Martins Peralva. Desencarna em 3 de setembro de 2007, em Belo Horizonte, MG.
Dia 01 de 1972
O Jornal Mundo Espírita, da Federação Espírita do Paraná, muda seu formato para tablóide, com 12 páginas e circulação mensal.
Dia 01 de 1994
Aberto o 3º Encontro Confraternativo de Juventudes Espíritas do Paraná, em Campo Largo, com Raul Teixeira. Tema: A busca da identidade. Evento encerrado em 3 de abril de 1994.
Dia 01 de 2001
Encerramento do 5º Simpósio Paranaense de Espiritismo, no Ginásio de Esportes do Círculo Militar do Paraná, em Curitiba, com o tema Espiritismo, educação para a paz, com a coordenação de Divaldo Pereira Franco e Raul Teixeira. Abertura no dia 30 de março de 2001.
Dia 01 de 2005
O Jornal Mundo Espírita, da Federação Espírita do Paraná, muda a sua diagramação.
Dia 02 de 1869
Em Paris, França, é sepultado o corpo de Allan Kardec, no cemitério de Montmartre.
Dia 02 de 1901
Em Juiz de Fora, MG, fundado o Centro Espírita União, Humildade e Caridade, considerado o primeiro Centro Espírita daquela cidad... Saiba mais...